Crise em cima da crise? China está com problemas na rede elétrica

Como deve saber, continuamos a meio de uma gigantesca crise de produção, em que o problema já nem passa apenas pelos semicondutores propriamente ditos, visto que várias matérias primas também já começam a escassear.

É um fenómeno que teve um impacto fortíssimo no mundo do hardware, tanto na parte dos PCs, como também no departamento mobile, especialmente no mercado de smartphones.

Dito tudo isto, apesar do facto de que o pior já passou em termos pandémicos, a crise não parece mostrar sinais de querer ‘passar’.

Crise em cima da crise? China está com problemas na rede elétrica

7nm, tsmc

Portanto, se estava à espera de uma melhoria substancial nos preços e stock de produtos no fim de 2021, pode tirar o cavalinho da chuva. Afinal de contas, depois da crise de chips, crise de condensadores, e de outras matérias-primas, a “fábrica do mundo”, ou seja, a China, está agora com problema no fornecimento de energia elétrica.

Porquê estas falhas?

Bem, aparentemente, são devido a uma tentativa governamental de equilibrar a poluição das centrais de fornecimento de energia, com a produção de produtos. Isto, ao mesmo tempo que se tenta assegurar que a população não sofre com este esforço. Porquê? Parece um bocado ‘parvo’, mas tudo indica que o governo Chinês quer baixar os níveis de poluição do país, para receber uma conferência da UN em Outubro, e posteriormente, as Olimpíadas de Inverno, em Fevereiro.

Muito resumidamente, a fábrica do mundo está a meio gás, para tentar meter os céus mais azuis para eventos internacionais.

Obviamente que estas quebras são temporárias, e nem todas as fábricas estão a sofrer com a situação. Ainda assim, numa altura tão próxima do Natal, com tanto constrangimento no envio de produtos para as lojas, devido à escassez de contentores marítimos, e rotas ainda fechadas devido à pandemia… Vamos ter uma época festiva obviamente complicada.

Para ter a noção do que estamos a falar, um dos fornecedoras da Apple, na China, teve uma quebra de energia inesperada. O que por sua vez até resultou em hospitalizações, devido ao facto do sistema de ventilação ter deixado de funcionar.

Em suma, vamos esperar para ver o que isto vai dar.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Com medo do mercado até ao Natal? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também