Provavelmente já não se lembra, mas houve uma altura, em que um simples computador, ocupava toda uma sala, ou até uma casa. Aliás, o termo ‘bug‘, tem a sua origem na presença de insetos e por vezes até ratos, dentro destes computadores gigantescos.
Então… Tendo tudo isto em conta, é muito provável que as melhores invenções ou inovações, neste mundo, sejam aquelas que levaram estas máquinas gigantescas a transformarem-se em aparelhos bastante mais pequenos, e ao mesmo tempo, mais poderosos.
Como é o exemplo do todo-poderoso smartphone, um autêntico computador, poderosíssimo, completamente portátil, capaz de caber na palma da nossa mão.
Mas vamos por partes, para perceber a evolução.
Qual foi a maior invenção no mundo dos computadores?
Portanto, o que ajudou a indústria a miniaturizar os computadores, foi mesmo a passagem dos tubos de vácuo para os transístores. Na altura, foi logo uma redução num fator de 50x, ou seja, em vez de uma máquina a ocupar uma sala inteira, passou a ocupar “apenas” alguns armários.
Posteriormente, tivemos a passagem para os circuitos integrados, o que por sua vez também resultou numa redução de espaço necessário extremamente significativa, mas menos notória depois da primeira.
Entretanto, a redução deixou de ser tão importante, com a indústria a focar-se mais na performance e menos no tamanho físico dos produtos. Assim, desta forma, o objetivo começou a ser meter mais e mais tecnologia dentro do mesmo espaço físico.
Estamos numa altura, em que já podemos encontrar produtos como o ESP-8266, um computador de pleno direito, que custa apenas 1€, e já traz conectividade Wi-Fi integrada.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Tinha noção desta evolução? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!