A tecnologia MagSafe utilizada atualmente na gama de smartphones iPhone da Apple serve para muita coisa! Afinal, pode ser aproveitada para carregamentos, para colocar carteiras magnéticas, para apoios de dedo, para “prender” o seu smartphone ao carro ou ao monitor do seu computador, etc…
Mas, a base da tecnologia está obviamente assente na premissa dos primeiros carregadores MagSafe da Apple para computadores MacBook. Ainda se lembra?
MagSafe: Qual é a utilidade real dos ímanes no iPhone?
Portanto, nos primórdios da tecnologia MagSafe, a ideia era manter o carregador ligado aos portáteis MacBook através de simples ímanes. Desta forma, caso o seu cão, gato ou filho passasse a correr e levasse o cabo à frente, o seu portátil ficaria seguro em cima da mesa, ou ao seu colo. Era pura e simplesmente uma forma de trazer mais segurança e mais paz de alma para a sua vida.
Porém, infelizmente, com os modelos de 2015 e 2016 do MacBook e MacBook Pro, a Apple decidiu remover a funcionalidade dos seus portáteis, de forma a aproveitar as capacidades de carregamento do USB-C. Mas como esta decisão foi de encontro a muitas críticas, a Apple decidiu voltar a apostar em ímanes, mas não apenas nos portáteis… Também nos smartphones, e até noutros aparelhos mobile.
Sendo exatamente por isso que não só temos MagSafe a partir do iPhone 12, como também temos milhares de capas com ímanes no mercado, de forma a promover ainda mais a funcionalidade.
Curiosamente, o MagSafe até é a base do novo padrão de carregamento sem fios (Qi 2) do mundo mobile. Mas… Como funciona? E para quê?
É muito simples!
Os ímanes que temos escondidos na traseira do iPhone, e estão implementados na traseira da grande maioria das capas modernas, servem para alinhar o carregador sem fios de forma perfeita, o que por sua vez não aumenta a eficiência energética por si só, mas garante que o alinhamento está perfeito, e isso sim, aumenta a eficiência do carregamento.
Aliás, até temos um ímane apenas e só para o alinhamento, para promover esse encaixe perfeito.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!