Uma dieta equilibrada pode fornecer-lhe as vitaminas e minerais essenciais de que necessita para que o seu corpo funcione da forma correta. Come frequentemente alimentos como espinafres, amêndoas, feijão preto e pão integral? Se não consumir estes alimentos, a sua dieta pode ser relativamente pobre em magnésio. Sabia que tomar magnésio pode ajudar com estes problemas de saúde?
O magnésio ajuda o seu corpo a produzir energia, sintetizar proteínas e criar ADN. O seu corpo também precisa de magnésio para produzir ATP para sinalizar as contrações musculares e os impulsos nervosos. O magnésio é também um eletrólito que ajuda a mover outros eletrólitos como o potássio, o sódio e o cálcio através das células. Mais de 600 reações enzimáticas, incluindo a decomposição da glicose, necessitam de magnésio.
Os homens precisam de pelo menos 400 miligramas de magnésio por dia, e as mulheres devem ter como objetivo 310 miligramas. Se comer muitos alimentos processados ou refinados, pode não estar a ingerir muito magnésio. Tomar um suplemento de magnésio pode ajudar a regular muitos dos processos essenciais do seu corpo, ao mesmo tempo que ajuda em condições de saúde como a tensão arterial elevada, demência e perturbações psicológicas.
Reduzir a tensão arterial elevada
As pessoas com tensão arterial elevada são normalmente aconselhadas a reduzir o sódio e a aumentar o potássio nas suas dietas, mas os níveis baixos de magnésio também podem estar relacionados com a tensão arterial elevada. As dietas ricas em sódio esgotam o magnésio do corpo, e o baixo nível de magnésio pode fazer com que os vasos sanguíneos reajam de forma exagerada e aumentem a tensão arterial. Por outro lado, os alimentos ricos em magnésio tendem a ser também pobres em sódio e ricos em potássio.
Reduzir o risco de diabetes
Uma das funções do magnésio no organismo é ajudar a regular o açúcar no sangue. Um nível elevado de açúcar no sangue ou de insulina faz com que o corpo excrete mais magnésio através da urina. As pessoas com diabetes tipo 2 ou com problemas de sensibilidade à insulina tendem a ter deficiência de magnésio, o que pode dificultar a regulação dos níveis de açúcar no sangue.
Os suplementos de magnésio podem ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum em pessoas com diabetes tipo 2.
O magnésio pode melhorar a função pulmonar em pessoas com asma
Como o magnésio controla as contrações musculares, pode ajudar a relaxar as passagens de ar e a reduzir a constrição dos pulmões. Se os níveis de magnésio forem baixos, isso pode causar espasmos nos músculos. Embora a deficiência de magnésio não cause asma, ela pode piorar os sintomas da asma.
Aliviar o stress e as perturbações psicológicas
O magnésio está envolvido em muitos processos relacionados com a capacidade do seu corpo para lidar com o stress. Se tiver uma deficiência de magnésio, o seu sistema nervoso pode entrar em hiperatividade, causando sintomas relacionados com o stress, como fraqueza muscular, fadiga crónica e dor. Também é mais suscetível ao stress, à ansiedade e a outros sintomas de saúde mental. O magnésio ajuda a regular os neurotransmissores do seu cérebro, reduz a inflamação e apoia a capacidade do seu corpo de combater os radicais livres.
Entretanto o magnésio também pode ajudar na depressão ligeira ou moderada.
O magnésio pode melhorar a função cognitiva
Embora não exista cura para a demência, tomar magnésio pode ajudar a proteger o cérebro contra o declínio cognitivo. O magnésio pode atravessar a barreira hemato-encefálica para ajudar a regular os processos ligados à memória e à aprendizagem e apoiar a função cognitiva geral. O magnésio ajuda nos processos cerebrais, como a redução da inflamação, a eliminação de toxinas cerebrais e a proteção das células cerebrais contra danos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!