Magic Compose no Google Messages está a chegar! Já viu?

Depois de Anunciado no I/O 2023, a Google começou a lançar o Magic Compose no final de maio. Depois de inicialmente estar limitado aos EUA, o Magic Compose no Google Messages está agora a ter alguma disponibilidade internacional.

Magic Compose no Google Messages está a chegar! Já viu?

Uma vez disponível, o Magic Compose aparece à esquerda da antiga interface de composição, ou após o atalho de emoji no campo de texto redesenhado, que deve estar já disponível no canal beta.

Depois de tocar no ícone do lápis, o Magic Compose envia até 20 das suas mensagens anteriores, emojis, reacções e URLs para a Google para gerar sugestões relevantes e contextuais.

As mensagens com anexos, mensagens de voz e imagens não são enviadas para os servidores da Google, mas as legendas das imagens e as transcrições de voz podem ser enviadas como refere o site 9to5Google.

De seguida, a Google “elimina as mensagens dos servidores”. Estas não são armazenadas nem utilizadas “para treinar modelos de aprendizagem automática”.

Os utilizadores recebem uma lista de sugestões e, ao seleccionarem uma, colocam-na no campo de texto. Se já tiver escrito algo, o lançamento do Magic Compose permite-lhe alterá-lo com um de sete estilos: Remix, Excited, Chill, Shakespeare, Lyrical, Formal ou Short.

No lançamento, esta funcionalidade estava “apenas disponível em inglês em telemóveis Android com cartões SIM dos EUA”. Na semana passada, tivemos informações de que estava disponível em França e no Reino Unido. Continua a ser necessário estar nas versões beta da Play Store para o Google Messages e Carrier Services, ter sessão iniciada na sua Conta Google e ter mais de 18 anos.

Os elementos do Google One Premium “têm acesso prioritário à medida que mais lugares ficam disponíveis”.

Mas há outra novidade no que diz respeito a fundos.

O fundo do Google Mensagens para RCS consiste em círculos/bolhas sobrepostos. Este design é bastante proeminente quando o smartphone está a utilizar um tema claro, mas muito subtil e pouco visível no modo escuro. Faz com que as bolhas de mensagens e o campo de composição, bem como quaisquer fotografias, se destaquem bastante.

Nas capturas de ecrã a que o site 9to5Google teve acesso, o mesmo padrão parece estar a ser utilizado nesta fase do testes/desenvolvimento. Esperemos que a Google ofereça uma coleção de designs diferentes no futuro, ou até mesmo que os gere dinamicamente para algo mais exclusivo.

RCS no Google Mensagens

Há muitas coisas que a Google pode colocar em prática para tornar esta função mais interessante. Por exemplo, pode-se sincronizar o fundo com a outra pessoa na conversa. A Google também deveria adicionar uma opção para o desativar completamente.

Para comparação, o WhatsApp tem uma funcionalidade “Wallpaper”. Assim permite definir uma fotografia ou uma cor sólida para as conversas.

RCS no Google Mensagens

Esta forma de diferenciar as conversas RCS junta-se ao aviso no campo de composição e ao emblema sobre os avatares dos utilizadores na lista de conversas.

Entretanto este lançamento é separado da próxima funcionalidade de bolhas personalizadas que permite escolher entre nove cores. Assim ao contrário de outras funcionalidades anunciadas no início deste mês, a Google parece ainda não ter implementado esta opção de personalização.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também