Consegue imaginar Madeira mais forte que Aço? Já existe!

Consegue imaginar um pedaço de madeira mais forte que um pedaço de aço? Pois bem, não precisa de o fazer, visto que estamos a falar de algo que já existe nesta estranha realidade. Sim! Uma equipa de cientistas da University of Maryland conseguiu fazer alguns produtos de madeira mais (ou tão) resistentes como aço, chamando esta mesma madeira de HW (Hardened Wood).

Em suma, a ideia aqui é ter uma alternativa mais barata ao aço, e claro, sendo renovável, também mais amiga do ambiente.

Consegue imaginar Madeira mais forte que Aço? Já existe!

Portanto, o artigo científico apareceu pela primeira vez no jornal “Matter”, e nos últimos dias, já começou a aparecer noutros sites mais mainstream, como também em vídeos do YouTube, onde podemos perceber um pouco como tudo é feito, e quais são as reais vantagens desta madeira ‘modificada’.

Sabe como é que a equipa de cientistas demonstra a robustez deste novo material? Fácil, com uma faca de madeira 3x mais afiada que uma faca de aço. Com esta faca, a equipa corta um bife, e posteriormente, martela um prego ferrugento. Convencido?

Como é isto possível?

Aparentemente, a HW é criada a partir de um processo químico, onde são retirados alguns elementos, mais fracos da madeira, o que por sua vez aumenta a sua densidade.

Para ter noção, este processo pode aumentar a durabilidade da madeira em 23x. Tudo graças à celulose, que é dos constituintes bases da madeira, e tem um rácio de força/densidade maior em comparação direta a outros materiais como o metal, cerâmicas, etc…

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Consegue confiar numa faca de madeira? Consegue imaginar este produto a servir de base para tudo e mais alguma coisa, onde podemos até incluir a produção de carros? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também