Macs com chip M4 chegam antes do final do ano! Vai comprar?

A Apple iniciou a transição para os chips M4 no mês passado com a nova linha do iPad Pro. Entretanto já ouvimos os primeiros rumores sobre os Macs com chip M4, e agora o analista Ross Young tem mais detalhes para partilhar.

Macs com chip M4 chegam antes do final do ano! Vai comprar?

De acordo com Young, uma fonte ligada à cadeia de distribuição sugere que as remessas de painéis para os novos modelos de MacBook Pro de 14 e 16 polegadas devem começar no terceiro trimestre de 2024. Com base nos prazos habituais, Young diz que isso sugeriria um lançamento em algum momento do quarto trimestre de 2024.

Isso alinha-se com informações anteriores de Mark Gurman da Bloomberg. Conforme revelado no mês passado, Gurman espera que os primeiros M4 Macs cheguem a partir do final deste ano. As primeiras máquinas a fazer a mudança serão o MacBook Pro de 14 e 16 polegadas, juntamente com o Mac mini. O iMac M4 é esperado para o final de 2024 ou início de 2025.

imac, apple

Olhando para o futuro, o MacBook Air será atualizado com o chip M4 no início e meados de 2025, seguido do Mac Studio e do Mac Pro em meados e finais de 2025.

Lembramos que a transição M3 começou com o MacBook Pro e o iMac em outubro de 2023, seguido pelo MacBook Air em março.

Um chip poderoso

O Apple M4 é na realidade um chip capaz de oferecer o nível de performance do M2, porém agora a consumir metade da energia elétrica. Tudo o resto foi “gasto” em IA. Bem… Mais ou menos!

Aliás, no seu material de marketing, a Apple afirma que o seu novo M4 de 3nm é capaz de oferecer a mesma exata performance dos processadores de PC mais recentes e poderosos do mercado, a gastar um quinto da energia elétrica. O que muito se deve ao facto do M4 se basear em linhas de 3nm de segunda geração, agora com 10 núcleos no lado do CPU, onde 4 se focam na performance e 6 se viram para a eficiência energética.

Além da performance que já conhecemos, o M4 ainda tem um GPU com 10 núcleos de processamento capaz de oferecer dynamic caching, mesh shading, ray tracing, e ainda um novo motor gráfico capaz de renderizar imagens de forma 4x mais rápida face ao M2.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados