macOS Sequoia 15.1: estas são as grandes novidades!

A Apple lançou a próxima grande atualização para o Mac: macOS Sequoia 15.1. Esta atualização traz a primeira vaga de funcionalidades Apple Intelligence para o Mac, além de algumas actualizações não relacionadas com IA.

Logo à partida o macOS 15.1 inclui uma boa atualização para o Espelhamento do iPhone, que foi introduzido pela primeira vez no macOS Sequoia no mês passado. Agora é possível arrastar e largar fotografias e ficheiros entre o Mac e o iPhone espelhado. Esta é uma alternativa prática ao AirDrop para mover rapidamente ficheiros entre dispositivos.

Além disso, o menu Bateria na barra de menus do Mac ganha uma nova opção de Modo de baixo consumo na atualização de hoje. Desta forma, é mais fácil do que nunca ativar e desativar a funcionalidade de poupança de bateria.

As novidades de inteligência artificial

Entretanto muitos outros destaques vão agora para a inteligência artificial. É verdade que há muitas coisas a destacar mas na verdade há aspetos mais importantes do que outros e são a esses mesmo que vamos dar tempo de antena.

Uma das principais características é sem dúvida o resumo de notificações. Hoje em dia quanto menos tempo perdermos melhor. Assim com as novas funções podemos receber notificações mais práticas e úteis.

macos sequoia 15.1: estas são as grandes novidades!

A escrita é outro aspeto que mereceu especial atenção. Como tal pode utilizar ferramentas em todo o sistema para rever, reescrever ou reformatar o seu texto.

Algo a que os utilizadores também dão muito valor são os conteúdos multimédia. A pensar nisso temos agora três funções principais. A primeira está na moda e diz respeito à limpeza em fotos. Assim é possível remover objetos indesejados nas fotografias com facilidade. Para além disso está também disponível a pesquisa em linguagem natural nas fotos. Com ela consegue encontrar fotografias e vídeos com uma pesquisa que realmente funciona. Por fim, temos a criação de filmes de memórias.

No caso do Mail temos também também um destaque interessante. É que a inteligência artificial coloca as mensagens de correio eletrónico mais importantes em primeiro lugar. Destacam-se também as respostas sugeridas que foram melhoradas e os resumos.

De facto, vemos que a grande maioria das funções que estão disponíveis têm o objetivo de nos salvar a vida.

O macOS 15.1 está disponível para todos os Macs que podem executar o macOS Sequoia.

Entretanto as principais funcionalidades, incluindo o Apple Intelligence, só estão disponíveis para Macs com um chip M1 ou posterior (por exemplo, M2, M3, M4). Os modelos Intel terão uma atualização mais limitada em termos de funcionalidades.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também