Ao que tudo indica, esta pandemia provocada pelo afamado COVID-19 foi mesmo positiva para os esforços da Google com o seu Chrome OS. Afinal de contas, apenas em 2020, o Sistema Operativo super leve cresceu 4.4%, ultrapassando o macOS que dá vida aos computadores da Apple.
Sim, o Google Chrome OS já ocupa a segunda posição do mercado! Ficando assim atrás do peso pesado Windows da Microsoft.
macOS já foi ultrapassado pelo ChromeOS! Mudança de paradigma?
Portanto, de acordo com a IDC, o Chrome OS ultrapassou pela primeira vez o SO da Apple em 2020, ao chegar aos 10.8% de quota de um mercado que tem estado sempre nas mãos do Windows, Linux e macOS. Dito isto, parece que o SO da Google tem mesmo armas poderosas o suficiente para fazer tremer o mercado.
Afinal de contas, remeter a Apple e o seu macOS para a terceira posição é algo mesmo muito interessante, visto que o SO que dá vida aos Macs e MacBooks, anda na segunda posição do mercado há muitos e bons anos. Uma ultrapassagem muito curiosa, visto que o macOS até ganhou quota de mercado em 2020, passando de 6.7% para 7.5%.
Entretanto, apesar de ser ainda a rainha disto tudo, a Microsoft parece estar bem mais atenta à oferta da Google, visto que apesar de ter sido um crescimento pouco ameaçador, este parece que já “comeu” alguma quota de mercado ao Windows.
Aliás, como deve saber, o recente Windows 10X passou de ser um SO para dar vida a aparelhos dobráveis e com dois ecrãs, para ser um rival assumido ao Chrome OS.
Ou seja, a Microsoft já está com os olhos bem abertos para o que está acontecer. Mas será que tem forças para o impedir? Tudo depende daquilo que a Google poderá fazer em 2021. Especialmente porque em 2020 e 2021 tivemos muitas escolas a apostar neste tipo de aparelho Chrome OS, e ter os utilizadores mais novos a mexer nisto, poderá realmente ser aquilo que a Google realmente precisava para crescer.
Isto desde que a Google saiba fazer o ecossistema crescer, claro está.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.