Interessado no MacBook Pro de 2021? O de 2023 é que vai ser

A Apple tem impressionado a indústria com a sua grande aposta nos processadores Arm, primeiramente nos telemóveis e tablets, e mais recentemente, a partir do ano passado, no mundo dos computadores portáteis. Afinal de contas, se o M1 deixou muito boa gente de boquiaberta, o M1 Pro e M1 Max só vieram trazer ainda mais ‘hype’ para a gigante da maçã, e claro, algumas razões para o abandono da velha parceira Intel.

Dito tudo isto, a próxima geração de processadores Arm para portáteis vai ser ainda mais relevante para a Apple. Ao fim ao cabo, em 2023, a Apple vai apostar em processadores Arm, tendo como base o processo de 3nm da TSMC, com um total de 40 núcleos de processamento! Não é brincadeira! 40 núcleos, num processador, que graças aos 3nm, deverá ser extremamente eficiente.

Interessado no MacBook Pro de 2021? O de 2023 é que vai ser

Portanto, como disse em cima, a Apple mexeu com muita da indústria, quando resolver abandonar a Intel e os seus processadores Core, para apostar na arquitetura Arm, design próprio, e talento da TSMC na produção de semicondutores. Mas pelos vistos, especialmente quando olhamos para o futuro, foi a melhor decisão possível.

É que ao que tudo indica, o que vem a seguir vai ser ainda melhor! Estamos a falar de processadores com 40 núcleos de CPU, baseados no processo de 3nm da TSMC. Curiosamente, até existe a hipótese destes novos processadores utilizarem um design MCM (Multi-Chip Module). Que caso não saiba, tem sido a estratégia da AMD para aumentar o número de núcleos, de forma agressiva.

Assim, no futuro, a Apple poderá equipar os seus processadores com um máximo de 4 dies, o que em termos de núcleos, significa um máximo de 40 cores. Ou seja, estaríamos a olhar para um processadores com 4x mais núcleos que o M1 Max! E claro, com as melhorias arquiteturais, estaríamos também a olhar para um aumento de performance significativamente acima dos 400%.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também