MacBook: Adeus 8GB de RAM? Está quase!

Depois do lançamento dos dobráveis da Samsung, e smartphones Pixel da Google, todos os holofotes estão em cima da Apple e do seu iPhone 16. Um lançamento que é inegavelmente muito interessante, não pelas novidades da nova gama, que verdade seja dita, não é assim tão diferente face à gama do ano passado, mas sim para perceber se a Apple vai ou não conseguir vender uma grande quantidade daquele que é o seu produto mais importante.

Dito tudo isto, esquecendo o iPhone, tudo indica que a Apple também já está a trabalhar em novas versões dos seus computadores Mac. Com um foco um pouco maior nos novos portáteis MacBook.

Em suma, parece que… Ao fim de tantos anos, os 8GB vão finalmente desaparecer!

MacBook: Adeus 8GB de RAM? Está quase!

Portanto, novos leaks e rumores apontam para um outro lançamento, 1 mês após o lançamento dos novos iPhone 16 (10 de Setembro de 2024). Estamos a falar do lançamento de novas versões dos computadores MacBook, Mac Mini e iMac, que deve acontecer algures em Outubro.

Mais concretamente, tudo indica que a Apple está a testar 4 novas versões de Macs baseados no SoC M4 (base), porém, agora com pelo menos 16GB de memória RAM. Isto é importante, porque enquanto todo o mercado de portáteis Windows anda lentamente a deixar os 16GB de lado, para apostar em 24GB ou 32GB, os mais recentes portáteis Apple MacBook continuam a aparecer no mercado com 8GB.

Porém, apesar de todas as críticas ao longo dos últimos meses, isto não funciona como uma admissão de que 8GB são insuficientes. A empresa vai aproveitar a chegada da Apple Intelligence ao ecossistema, de forma a justificar esta duplicação de memória nos modelos base.

Entretanto, além deste salto para os 16GB, também é esperado que a Apple apresente versões Pro, Max e Ultra do SoC M4. Mas, neste caso mais específico, não sabemos se vão aparecer também em Outubro, ou um pouco mais tarde.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também