Ninguém gosta de um computador portátil que está sempre a perder a bateria. É que se saímos de casa sem o carregador ou se não tivermos uma ficha por perto pode ser complicado. Assim se tem um MacBook Pro e se ele está a perder a bateria rapidamente há algumas coisas que pode fazer para resolver esta situação.
MacBook está a perder bateria rapidamente? Resolva agora mesmo!
Verifique o estado da bateria
A bateria do seu Mac pode não durar tanto tempo como durava quando era novo, ficando sem carga relativamente mais depressa. No entanto, continuamos a executar as mesmas aplicações e a completar as mesmas tarefas. Isto pode ser um sinal para verificar o estado da bateria do seu MacBook.
Felizmente isto é fácil de fazer. Clique no menu Apple e escolha a opção Acerca deste mac. Na nova janela clique em Informação Adicional.
Agora na janela de informações navegue até ao fim da mesma e escolha a opção Relatório do sistema.
Agora na nova janela vá até Energia. Aqui, encontrará informação completa sobre a saúde da bateria do seu MacBook. Procure três detalhes importantes: a contagem do ciclo da bateria do seu MacBook, capacidade máxima, e estado. Lembro que completa um ciclo de carga cada vez que esgotar completamente a sua bateria e depois carrega-a de volta até 100 por cento. E de acordo com a Apple, os MacBooks modernos estão preparados para até 1000 ciclos de carga.
Consequentemente, quando o seu MacBook atingir estes números, muito provavelmente irá reter menos carga, fazendo com que a sua bateria tenha uma duração mais curta. E isto pode explicar porque é que não dura tanto tempo como em tempos durou.
Quanto ao estado da bateria, o mais provável é que veja qualquer uma destas opções: Normal ou Serviço Recomendado. Normal significa que a sua bateria funciona muito bem, enquanto que Serviço Recomendado significa que a bateria está a diminuir de capacidade, e poderá ter de tratar da substituição da bateria para o seu MacBook.
Alterar as configurações do MacBook
A bateria do MacBook pode estar normal no Relatório de Sistema e serem então algumas configurações aparentemente inofensivas as responsáveis pela rapidez com que ele fica sem carga. Uma combinação de alta luminosidade do ecrã e a constante activação das suas notificações push, serviços de localização, Bluetooth e Wi-Fi podem colocar uma tensão considerável na capacidade do seu Mac para conservar energia.
Embora estas sejam características essenciais considere desactivá-las quando não tiver de as usar. Comece por controlar a forma como o seu MacBook utiliza a energia quando está inactivo.
Por exemplo, nas definições, escolha do lado esquerdo ecrã bloqueado e do lado direito onde diz desligar monitor após inatividade ao usar a bateria escolha durante 1 minuto.
Para além disso quando estiver a usar o seu MacBook num espaço bem iluminado, ajuste o brilho do teclado do seu Mac. Pode também reduzir o brilho do ecrã.
Enquanto ainda estiver no Centro de Controlo, desactive o Bluetooth e Wi-Fi se não os estiver a usar para ajudar a conservar alguma da energia da bateria do seu Mac. E se receber sempre muitas notificações, pode querer personalizar as suas notificações no MacOS. Isto pode reduzir as distracções e contribuir indirectamente para conservar a duração da bateria do seu MacBook.
Remover Aplicações de Arranque
Pode ser boa ideia lançar algumas aplicações assim que liga o seu MacBook. No entanto também podem consumir uma percentagem significativa da duração da sua bateria. E esta pode ser uma das razões pelas quais a bateria do seu MacBook tem estado a esgotar-se muito rapidamente nos últimos tempos. Considere a possibilidade de desactivar estas aplicações, especialmente se não tiver de as usar sempre.
Por exemplo uma app de VPN que tinha e que só uso para algumas autenticações andava-me a consumir muitos recursos de sistema.
Assim vá às definições e do lado esquerdo escolha a opção Geral. Já do lado direito clique em Início de Sessão.
Agora abaixo de abrir ao iniciar sessão remova tudo aquilo que não é necessário e que na realidade só pode estar a ocupar recursos desnecessariamente.
Verifique o que corre em segundo plano
Se deixou de utilizar uma determinada aplicação porque a trocou por outra mas não removeu a anterior é provável que ela continue a ocupar recursos em segundo plano. Agora das duas uma. Ou a elimina ou acede ao ecrã que mostramos acima e desativa-a em permitir em segundo plano.
Desligue os acessórios desnecessários
Cada acessório, seja um adaptador, disco rígido externo, cabo para o seu rato, ou auscultadores, quando ligado, contribuem ter um MacBook a perder bateria. Portanto, quando não estiver a usar nenhum destes, desligue-os do seu portátil. Embora isto possa não resolver o seu problema permanentemente, é mais uma coisa a ajudar.
Calibrar a bateria nos computadores mais antigos
A Apple costumava recomendar isto. Ou seja, todos os meses, pelo menos uma vez, tínhamos de a carregar totalmente ou de a descarregar. No entanto já passaram mais de dez anos desde que a gigante da maçã parou de fazer estas recomendações.
No geral as tecnologias chegaram a um ponto em que já não é preciso calibrar as baterias do nosso MacBook, MacBook Air ou MacBook Pro para que ela fique de boa saúde. De facto, é muito pouco provável que isto tenha impacto. Agora nos computadores mesmo antigos ainda pode ter.
Seja como for não há problema nenhum em tentar.
Como calibrar a bateria
Ligue o adaptador de corrente e carregue o seu MacBook até ele chegar à carga total. Ainda assim mantenha-o ligado à corrente durante mais duas horas aproximadamente. Entretanto pode usar o seu Macbook, mas certifique-se que ele não deixa de estar ligado à corrente.
A seguir desligue o adaptador de corrente ao mesmo tempo que deixa o Macbook aberto e ligado de forma a que toda a bateria seja drenada. Para aumentar a velocidade com que isto acontece pode ir às preferências de sistema, bateria e optar por deixar o ecrã sempre ligado. Entretanto pode continuar a usar o Mac.
Eventualmente ele vai ficar sem bateria e quando isso acontecer, deixe-o desligado e espere pelo menos mais umas cinco horas para se certificar que a energia foi mesmo toda.
Depois volte a ligar o adaptador de corrente e espere que o Macbook carregue totalmente. Se possível não o utilize durante este tempo.
E pronto se fez isto acabou por calibrar com sucesso o seu Mac. Se fez tudo isto o seu MacBook deve deixar de perder a bateria.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!