Como é normal andamos sempre à procura das melhores formas de reduzir a conta da luz. Fazer uma boa manutenção e uma utilização pensada dos eletrodomésticos é uma grande ajuda. Aliás pode ver aqui como é possÃvel poupar muito com o frigorÃfico ou com a máquina de lavar. No entanto, há coisas que por um lado nos parecem lógicas mas que atualmente são desnecessárias. Por exemplo não precisa de estar sempre a desligar as luzes para reduzir a conta da luz. Mas como assim?
Deixe de desligar as luzes para reduzir a conta da luz!
Se desligar um dispositivo em sua casa que utilize eletricidade, não importa quão grande ou pequeno é, vamos poupar dinheiro. Não importa se o dispositivo é um PC de gaming, um portátil ou até uma coluna inteligente. Vai sempre consumir energia. No entanto no caso das luzes as coisas são bastante diferentes. Isto se estivermos a fazer da iluminação LED. É que a comparação entre as novas luzes e a iluminação tradicional é impressionante.
Antigamente as coisas eram bastante diferentes
Quantos não ouvimos os nossos pais dizerem se não estás no quarto ou na sala apaga a luz. E isto fazia todo o sentido! É que os gastos de uma lâmpada incandescente poderosa numa sala ou num quarto poderia ultrapassar facilmente o consumo de um PC. Assim esse conselho de desligarmos a luz era realmente valioso para diminuir a conta da luz.
Com as luzes LED as coisas são muito diferentes. De facto, assim em traços gerais com o consumo de uma simples luz incandescente conseguÃamos dar energia a doze luzes LED.
Mas quais as poupanças se compararmos as luzes LED com as incandescentes?
Vamos estabelecer que o preço médio são 12 cêntimos por kWh. Na realidade o preço atual até é um pouco mais situando-se nos 13 ou 14 mas é apenas para termos uma ideia.
Ora se acedermos cerca de 10 lâmpadas incandescentes à noite, o que não é muito, se considerarmos que só na sala algumas pessoas têm cerca de 4 ou 5, durante um perÃodo de 5 horas vamos pagar cerca de 36 cêntimos por dia. Por mês são cerca de 10 Euros. Por ano são 131 Euros.
Agora imaginemos que trocamos todas essas lâmpadas incandescentes por LED. Isto com um equivalente a uma lâmpada de 60W. Ora isto vai custar-nos cerca de 1 Euros e 55 cêntimos por mês e 18 por ano.
De facto, acaba por ser uma diferença mÃnima na conta da luz.
Claro que o objetivo deste artigo não é que chegue a casa e acenda tudo e mais alguma coisa e deixe sempre as luzes ligadas.
A ideia é que não fique com sentimos de culpa caso se esqueça de uma luz acesa.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!