As luzes LED têm muitas vantagens. Uma delas é que duram milhares de horas. No entanto, por vezes há algumas condições que fazem com que a durabilidade seja bem diferente. Assim as luzes LED não duram e começam a estragar-se. Dito isto, vamos explicar-lhe quais as razões para isto.
Luzes LED não duram o que deviam e estas são as razões!
Antes de investigarmos as razões pelas quais as luz LED não estão a durar temos de olhar para o facto de que elas não queimam. Isso acontecia nas lâmpadas incandescentes quando o filamento ficava danificado. O que acontece às luzes LED é que elas tendem a ficar cada vez mais fracas. Isto ao longo de dezenas de milhares de horas de funcionamento.
No entanto se as suas lâmpadas LED se estão a estragar como se fossem luzes incandescentes é preciso termos cuidado.
Não vale a pena comprar lâmpadas LED baratas porque isto vai sair caro!
Mesmo que compre lâmpadas incandescentes baratas, elas vão continuar a ser fiáveis dentro das suas limitações. Isto porque estamos a falar de um design básico e que foi aperfeiçoado ao longo de muitos anos.
No caso dos LEDs as coisas são bem diferentes. Cada lâmpada LED inclui um circuito e um díodo emissor de luz em vez do separador metálico básico. Esta placa converte a tensão e lida com quaisquer problemas e irregularidades que o sistema elétrico da sua casa proporcione. Ou seja, é algo bastante mais complexo comparativamente às luzes normais.
Ora se comprou várias lâmpadas por um preço quase inacreditável não se admire se elas falharem.
Sobre-aquecimento
Os dispositivos electrónicos detestam calor, e as pequenas placas de circuito dentro das lâmpadas LED não são exceção. Além do problema que referimos em relação às lâmpadas baratas existe outro. O calor é o assassino número um das lâmpadas LED.
O grande problema na maioria dos casos está nas luzes embutidas. Sobretudo aquelas que colocamos no teto. É por esse motivo que há algumas luzes especiais para serem utilizadas dessa forma.
Aqui temos de falar normalmente das luzes LED baratas. É que nas mais económicas há sempre algum material que fica de fora. Tem de se poupar em algum lado para o custo final diminuir. É por esse motivo que as lâmpadas LED baratas são muito leves, uma vez que carecem de uma dissipação de calor suficiente (as lâmpadas LED mais caras terão um pouco de peso, uma vez que a base da lâmpada possui muita massa de alumínio para afastar o calor do LED e da placa de circuito).
Problemas de voltagem
Estes problemas podem surgir por várias razões. Pode ter um fio danificado ou um mau contacto. Isto quando o problema surgir apenas numa única lâmpada ou fixação. Por vezes, pode ser tão simples como o separador de contacto dentro de uma tomada de lâmpada estar dobrado. Mas se não parece haver nenhuma razão pela qual as lâmpadas LED estão a falhar prematuramente pode haver um problema elétrico significativamente maior. As lâmpadas LED são particularmente sensíveis a questões de voltagem.
Se notar que as lâmpadas LED se desligam com o interruptor ligado ou se ligam e desligam esporadicamente, isso pode indicar problemas de tensão.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!