Comprar luzes de Natal não é como comprar um smartphone. No entanto, é preciso termos algum cuidado. Isto porque nem todas as luzes são iguais. E nem sequer estou a falar da questão das luzes incandescentes vs LED. Estou a falar mesmo de diferenças significativas entre luzes LED em termos de segurança e até de gastos.
Cuidado com as luzes de Natal LED que vai comprar!
Eventualmente já deu conta que entre as luzes LED há algumas diferenças. Umas vêm com transformador. Outras fazem uma espécie de ligação direta. Ou seja, ligamos à tomada e o fio vai diretamente para aquela caixinha que permite alterar o padrão das luzes. Essas luzes acabam por gastar mais e não são tão seguras como as que têm transformador.
Mas para além das diferenças entre luzes LED existem outras coisas a considerar.
As luzes incandescentes e as luzes LED
Talvez não saiba mas muitas pessoas ainda continuam a utilizar as luzes incandescentes. Na realidade têm aquele brilho que nos faz lembrar a nossa infância e que as luzes LED não conseguem reproduzir. No entanto com o tempo este passeio pelas memórias acaba por ficar bastante caro. De facto, as luzes LED trouxeram uma verdadeira revolução ao Natal. Isto porque reduziram e muito o custo de alimentá-las.
As luzes de Natal LED consomem entre 80 e 90 por cento menos energia do que as incandescentes. Para além disso duram três vezes mais comparativamente às antigas. Em comparação com as 3 mil horas, as luzes de Natal LED duram até cem mil horas. Para além disso são muito menos frágeis (e menos perigosas) também.
Quanta energia gastamos no Natal?
Há anos que as luzes LED comprovam que são muito mais económicas. Mas serão assim tanto?
Vamos pensar numas que tenham cerca de 360 luzes LED. O fabricante diz que gastam cerca de 5W ou 0.006 KW. Ora se tivermos as luzes ligadas de 15 de Dezembro a 5 de Janeiro das 4 da tarde até à meia noite, ou seja, 8 horas, isto dá um total de 168 horas pelos 21 dias.
Ora as luzes consomem 0.006 KW por hora. No perÃodo total elas vão consumir 1.008 kWh. Agora só temos de olhar para o custo da eletricidade
Esta unidade é então multiplicada pelo custo por unidade, que, no momento da escrita, é de 19 cêntimos, em média, em Portugal. Isto olhando para o custo de todas como refere a empresa Selectra.
Ora se multiplicarmos 1008 por 0.19 isto dá 0.191.
Ou seja em cerca de 21 dias vamos gastar menos de 20 cêntimos. Agora é só somarmos isto por cada conjunto de luzes que tivermos. Se tivermos cerca de quatro ou cinco gastamos um euro por mês.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!