Conduzir um automóvel implica uma grande responsabilidade, incluindo a manutenção que todos os condutores devem ter em atenção. Isto pode incluir coisas como certificar-se de que nunca salta uma mudança de óleo e verificar os faróis para garantir que não estão fundidos. Além disso, os condutores têm de saber o que significam as luzes no painel de instrumentos do veículo. Uma dessas luzes é a luz TPMS, também conhecida como sistema de controlo da pressão dos pneus. Na prática parece um pneu laranja com um ponto de exclamação no meio.
Luz de pressão dos pneus acendeu? Não tenha medo!
Quando a luz TPMS se acende, na maioria das vezes, tudo o que precisa de fazer é verificar a pressão de cada pneu para se certificar de que nenhum está a ficar completamente vazio. Se for o caso, mude para o pneu sobresselente e obtenha um pneu de substituição. No entanto, por vezes, a luz TPMS acende-se e mantém-se acesa. O que fazer nessa altura?
Se a luz da pressão dos pneus estiver acesa, não se preocupe demasiado. É possível que a mudança de temperatura exterior seja a culpada. Quando o ar arrefece, ocupa menos volume, o que faz com que a pressão dos pneus também diminua. Tudo o que precisa de fazer é enchê-los de acordo com os requisitos do fabricante. No entanto, se a pressão dos pneus estiver boa, é possível que os sensores TPMS estejam avariados. Tenha em atenção que, se tiver um veículo mais recente que lhe indique a pressão atmosférica de cada pneu, poderá saber rapidamente. Normalmente, em vez de números, existem espaços em branco.
Os sensores TPMS diretos são colocados no interior de cada roda. Lêem a pressão dos pneus e, por vezes, também a temperatura, dependendo do modelo que possui. Quando um pneu desce 25% abaixo do PSI recomendado, o sensor avisa o veículo e a luz acende-se.
Estes sensores têm normalmente uma bateria que dura entre seis a dez anos ou 90K-120K quilómetros. Infelizmente, as baterias destes sensores não são substituíveis, pelo que a única forma de reparar uma luz TPMS constante é substituir todos os sensores, especialmente porque se uma bateria estiver a morrer, é mais do que provável que as restantes sigam o mesmo caminho.
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