Frio interfere com a luz de aviso dos pneus! Sabe porquĂȘ?

Se o seu automĂłvel estĂĄ equipado com um sistema de controlo da pressĂŁo dos pneus provavelmente jĂĄ se deparou com a temida luz de aviso de “pressĂŁo baixa”. No entanto serĂĄ que tem logo de os ir encher? É que a luz de aviso dos pneus pode acender por causa do frio!

Frio interfere com a luz de aviso dos pneus! Sabe porquĂȘ?

A verdade Ă© que por cada queda de 10 graus na temperatura, a pressĂŁo dos pneus diminui 0.13 bar.  O frio encolhe – o quente expande-se, basicamente. É tĂ­pico, nesta altura do ano, os condutores receberem avisos e ficarem preocupados com os pneus. Neste caso, o que estĂĄ a diminuir Ă© o volume de ar, graças ao tempo frio. Assim, menos ar equivale a pneus menos cheios.

Carro, iuc, ruĂ­do pneus

O facto de se tratar de uma ocorrĂȘncia comum nĂŁo significa que deva ser ignorada. Muitas vezes, as pessoas vĂȘem esta [luz] de manhĂŁ, quando estĂĄ mais frio. Se a temperatura aquecer, a luz pode apagar-se, mas Ă© provĂĄvel que os pneus ainda estejam com alguns BAR abaixo da pressĂŁo.

O TPMS verifica constantemente a pressão do ar através de pequenos sensores no interior das hastes de ar do pneu. Estes sistemas, embora bem intencionados, nem sempre são totalmente exactos e podem ter um pequeno desvio.

reparar um furo, ar a mais nos pneus, Luz de pressão dos pneus acendeu, Alguns pneus afetam a autonomia dos veículos elétricos!
A new tire is placed on the tire storage rack in the car workshop. Be prepared for vehicles that need to change tires.

Mas embora possa ser tentador ignorar essa luz intermitente e seguir o seu caminho, nĂŁo o deve fazer. Ou seja, Ă© mau ignorar a luz se nĂŁo tiver verificado a pressĂŁo dos pneus. Pode muito bem ter um pneu com um furo, por isso Ă© sempre inteligente verificar.

Se adicionar ar e o problema persistir, dirija-se a um mecĂąnico ou a uma loja de pneus para efetuar uma recalibração. E verifique os seus pneus mensalmente para maximizar a saĂșde e detetar problemas atempadamente. A melhor altura para o fazer Ă© de manhĂŁ ou quando o veĂ­culo nĂŁo tiver sido conduzido durante vĂĄrias horas. Os pneus devem estar “frios” para que a leitura seja mais exacta.

Siga a Leak no Google NotĂ­cias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também