Quando uma luz de aviso como a da bateria fica acesa e o carro parece estar a funcionar bem, temos tendência a tentar convencer-nos de que a luz se acendeu ao acaso. Mas quanto mais tempo conduzimos, maior é a preocupação. Todos os tipos de luzes no painel de instrumentos podem, por vezes, piscar temporariamente. Isto depois de ligarmos o carro, o que muitas vezes não é motivo de preocupação. Uma luz da bateria durante a condução, mesmo que não haja outros sintomas, pode ser um motivo de preocupação. Isto porque achamos sempre que vamos chegar ao carro no dia seguinte e ele não vai pegar.
A luz da bateria do seu carro está acesa e o resto funciona?
Uma luz de bateria pode ter outros problemas associados e aí ficámos logo a saber que se passa algo. Por exemplo, o rádio não ligar, os vidros eléctricos moverem-se lentamente ou outros comportamentos do género. Nestes casos a luz é uma indicação de um problema com a bateria. Ou então com o sistema de carregamento, que se espera ser de menor importância. Mas caso não estejam a ocorrer estes problemas a situação pode ser outra. Assim podemos estar perante cabos da bateria soltos ou corroídos, um problema com o alternador ou regulador de tensão, células ou cabos danificados com a bateria ou outro problema elétrico.
O que verificar
Obviamente, nada disto é bom. Mas fazer algo em relação a essa luz mais cedo do que tarde pode evitar que algo menor se transforme subitamente num problema grave e o deixe sem energia na berma da estrada. Quando estiver a conduzir e a vir acender, deve adotar a abordagem de desligar tudo o que puder. Algo que pode estar a consumir energia e a agravar o problema.
Muitas vezes, nesta situação, o ideal é levar o carro a um profissional o mais rapidamente possível. Isto só por segurança. Mas, em vez disso, há alguns passos que pode dar para identificar e potencialmente aliviar o problema. O mais provável é que a luz da bateria esteja acesa devido a braçadeiras de cabos soltas. Nesta situação, é melhor consultar o manual do proprietário para obter quaisquer recomendações, calçar um par de luvas e apertar com uma chave inglesa normal ou uma chave de caixa.
Também pode procurar sinais de corrosão junto à parte superior dos terminais da bateria. É algo que se parece com uma substância branca ou esverdeada. Assim pode ser limpa com um produto de limpeza de baterias (ou bicarbonato de sódio e água), seguindo as instruções do manual ou do kit de limpeza.
Outras opções incluem verificar se o alternador tem ligações soltas ou separadas. Também examinar a correia serpentina quanto a desgaste e testar a bateria com um multímetro. O que é importante lembrar é que, embora a luz da bateria nem sempre seja uma emergência, é uma indicação de que a bateria pode estar com tempo limitado. É por isso que, por vezes, é melhor ir diretamente a um mecânico ou a algum tipo de profissional, porque se desligar o carro para verificar qualquer um dos itens acima, ele pode não voltar a ligar-se e necessitar de um salto.