Surpresa: a luz azul dos ecrãs provoca mesmo problemas?

Provavelmente já ouviu falar dos perigos da luz azul emitida pelos ecrãs. Alegadamente, está a danificar os nossos olhos e a perturbar-nos na hora de dormir. No entanto se esta questão lhe anda a tirar literalmente o sono, talvez não se deva preocupar tanto.

Surpresa: a luz azul dos ecrãs provoca mesmo problemas?

Antigamente não acontecia. No entanto agora ouvimos falar desta questão em todo o lado. Se comprou óculos recentemente, provavelmente até já tem um filtro integrado. As pessoas aderem a isto porque muitas das afirmações parecem perfeitamente razoáveis. No entanto as coisas podem não ser bem assim.

O que é a Luz Azul?

É exatamente aquilo que o nome transmite. Uma luz com uma tonalidade azul. Também conhecida como luz de “alta energia visível” (HEV), é uma das cores que pode ser vista pelos olhos humanos.

As cores da luz têm diferentes comprimentos de onda, e a luz azul é um comprimento de onda curto. Quanto mais curto for o comprimento de onda, maior é a energia. Isto significa que esta produz quantidades de energia mais elevadas do que outras cores. Daí o nome de Alta Energia Vísivel.

luz azul

Uma das questões é que ela não pode ser filtrada eficazmente pelos olhos humanos. Dito isto, pode facilmente passar através do olho para a retina, e uma vez que os ecrãs nos dispositivos digitais tendem a emitir luz azul, muito dela está a entrar nos nossos olhos todos os dias. É daí que vêm as preocupações.

O que fazem os óculos de luz azul?

Não podemos falar de luz azul sem falar de “óculos com filtros de luz azul”. Têm-se tornado muito comuns nos últimos anos.

Os óculos de luz azul são incrivelmente simples. Eles apresentam lentes que foram coloridas de uma forma que deixa passar luz vermelha, laranja, amarela e verde, mas não azul e violeta. Atenção que nem toda a luz azul está bloqueada. No entanto bloqueiam muito mais do que os seus olhos conseguiriam fazer.

O uso de óculos tem um efeito semelhante ao modo noturno dos smartphones.

Mas será que são assim tão importantes?

Os óculos funcionam realmente. Mas…

Não há dúvida de que a luz azul brilhante de um ecrã pode ser muito dura para os olhos. Sabe de certeza qual é a sensação de olhar para o ecrã do smartphone a meio da noite, quando tudo o resto está escuro. Mas será que provoca algum dano fisiológico?

Foram feitos alguns estudos neste sentido. A Academia Americana de Oftalmologia (AAO) diz que atualmente não existem provas científicas de que danifique os olhos ou cause tensão. Um estudo recente também sugere que os óculos não oferecem nenhuma redução na tensão ocular.

E quanto ao sono? Certamente a luz azul afeta os nossos ciclos de sono, e os ecrãs dos smartphones são a raiz de todos os nossos problemas de sono. Na prática porque a luz azul pára a nossa produção de melatonina, que é uma hormona que nos ajuda a dormir. Isto é tecnicamente verdade, mas será mesmo assim.

Um estudo de 2019 descobriu que olhar para os ecrãs retarda de facto a secreção da melatonina. No entanto, os níveis de melatonina voltaram aos níveis normais apenas 15 minutos depois de terem parado de olhar para eles.

Ou seja, de acordo com os dados disponíveis, não existe qualquer problema.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também