O sistema Italiano anti-pirataria conhecido como Piracy Shield é de facto um problema para os fãs da pirataria, como é o mundo do IPTV Ilegal. Porém, é também cada vez mais um problema para os utilizadores fidedignos.
Luta contra a pirataria em Itália é cada vez mais um problema
Portanto, caso não saiba o que é isto de Piracy Shield em Itália, é um sistema anti-pirataria originalmente lançado no início de 2024, que tem gerado pesadas críticas. Estamos a falar de um sistema desenhado para combater a pirataria de streams ilegais desportivos, ao bloquear de forma extremamente rápida domínios e endereços de IP. O problema é que começa a ser cada vez mais comum ver IPs legítimos envoltos na malha deste sistema, o que acaba por trazer problemas graves para utilizadores comuns, e por vezes também para empresas.
Sim, é verdade que o Piracy Shield já bloqueou muitas fontes de pirataria. Mas também tem sido uma causa de problemas devido à sua tendência de “overblocking”. Ou seja, entre os muitos IPs bloqueados, existem IPs de serviços como Google Drive e Cloudflare que acabam na lista, causando disrupções no uso de Internet no dia-a-dia dos utilizadores.
É exatamente por isso que gigantes tecnológicas decidiram juntar-se para lutar contra este abuso de poder.
De forma mais concreta, a indústria tecnológica manifestou recentemente as suas apreensões relativamente a este “escudo”. A Computer & Communications Industry Association (CCIA), que representa grandes empresas tecnológicas como a Amazon, a Cloudflare e a Google, manifestou sérias preocupações numa carta enviada à Comissão Europeia.
- Nota: Embora reconhecendo a intenção do sistema de proteger os direitos de propriedade intelectual, a CCIA argumenta que as medidas de bloqueio ao nível do DNS e do IP utilizadas pelo Escudo contra a Pirataria são demasiado amplas e potencialmente prejudiciais.
Como dissemos em cima, o Google Drive já foi bloqueado pelo sistema, resultando num blackout de 3 horas para todos os cidadãos Italianos. Aliás, mesmo passadas 12 horas, ainda existiam problemas no acesso à plataforma.
Está a resultar?
O Piracy Shield está prestes a fazer 1 ano de vida. Porém, a sua eficácia na redução do uso de streams pirata ainda não se nota. Fica a ideia de que os consumidores continuam a preferir aquilo que os piratas oferecem. É quase como… O problema estivesse no preço…