Portugal nunca foi um grande exemplo na luta contra a pirataria. Assim, isto em conjunto com os preços absurdos dos canais premium desportivos na nossa região, que por sua vez continuam a recusar a disponibilização de jogos em modelos PPV (pay-per-view), as listas de IPTV Premium ilegais alastram-se como fogo em mato seco.
Mas, mesmo com grandes apostas na luta contra a pirataria em várias regiões Europeias, não creio que Portugal esteja na fila da frente. Pelo menos não num futuro breve.
Luta contra a IPTV Pirata já está em Portugal? Calma!
Portanto, a luta contra a IPTV e Sites de Streaming Ilegal está a chegar a níveis nunca antes vistos na Europa. Isto é especialmente verdade em Espanha, com a Liga Espanhola de Futebol a reportar todos os sites Europeus que mencionem “IPTV Pirata” nas suas publicações.
- Nota: Acreditem que isto está mesmo a acontecer, porque nós já estivemos na mira da Liga Espanhola, e como deve saber, nunca partilhámos links de IPTV Pirata. Apenas falamos sobre o assunto de forma regular.
Dito isto, Espanha ao lado de Itália não é nada. É no território Italiano que podemos encontrar várias ferramentas complexas, e poderosas, para lutar contra a partilha de sinal de TV Ilegal.
Até os Operadoras e Fornecedores de Serviço (DNS e VPN) são obrigados a denunciar práticas “estranhas”!
Como já dissemos em outros artigos, as autoridades Italianas têm ao seu dispôr o Piracy Shield, que obriga as operadoras de Internet e serviços de VPN e DNS a bloquear conteúdos piratas em menos de meia hora.
- Nota: Um meio de defesa que por vezes acaba por apanhar utilizadores inocentes pelo meio! Afinal, a maioria dos sites depende da cloud, onde várias páginas podem partilhar o mesmo IP. Desta forma, o bloqueio de um endereço pode bloquear várias páginas ao mesmo tempo. Aliás, é uma maneira muito “perigosa” de fazer as coisas, visto que entidades privadas têm agora a autorização de bloquear qualquer site Italiano.
Mas, além do Piracy Shield, as autoridades Italianas também já começam a ter a capacidade de passar multas até 5000€ aos utilizadores finais de IPTV Pirata, caso estes sejam apanhados. Uma situação que fica arriscada, a partir do momento em que até a sua VPN o poderá denunciar.
Algo que até é inteligente, porque até aqui, a grande maioria dos atos anti-pirataria têm sido feitos contra quem distribui o sinal, e não contra quem o compra.
Mas… Em Portugal? Por enquanto pode estar descansado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!