Loucura do IA significa que vai ter de trocar de telemóvel

Ouvir falar de IA num telemóvel (smartphone) não é de todo uma grande novidade para ninguém, a Huawei já andava a utilizar a Inteligência Artificial como ferramenta de marketing na altura dos seus bombásticos Mate 10 Pro e P20 Pro, mais ou menos na altura em que as fotos noturnas ganharam todo um novo destaque no mundo mobile. Aliás, foi mais ou menos nesta altura que os smartphones começaram a empurrar as máquinas fotográficas dedicadas para o penhasco, para começar a dominar o

É exatamente por isto que a grande maioria dos consumidores ainda não começou a dar a devida importância a esta nova geração de implementação de funcionalidades IA. Pelo menos desta vez, a coisa vai significar um maior nível de exigência no processamento do lado dos nossos aparelhos, o que por sua vez também significa que muito boa gente vai ter de trocar de aparelho nos próximos meses, ou… vá… 1~2 anos.

Quer um exemplo daquilo que a Inteligência Artificial é capaz de fazer? Vamos ter de olhar para os Pixel 8 da Google.

Pixel

Curiosamente, é um exemplo bom, mas ao mesmo tempo mau. Porque a Google mete um pouco do processamento necessário para oferecer todas as suas funcionalidades IA no lado dos seus servidores, deixando apenas uma parte localmente no smartphone. Uma estratégia que como deve imaginar não pode, nem vai ser replicada pela grande maioria das fabricantes de smartphones, como é o caso da Xiaomi, Samsung ou até da Apple.

Por isso, com uma nova grande aposta na implementação de “cenas” IA nos smartphones a partir de agora, pode ter a certeza que se vai começar a queixar bem mais da falta de performance no seu aparelho do dia-a-dia.

Está pronto para mudar de smartphone?

Loucura do IA significa que vai ter de trocar de telemóvel

smartphones, coronavirus no smartphone, smartphone

Portanto, numa altura em que um smartphone já é capaz de correr jogos com o mesmo nível de qualidade gráfico de uma PlayStation 5 ou Xbox Series X, eis que vamos ver um novo nível de exigência, provavelmente não no SoC em si, mas no que está à sua volta.

Aliás, alguns smartphones já começaram a apostar nisto nestes últimos meses. Estamos a falar do quê? Bem, do aumento agressivo da memória RAM disponível no smartphone. Acha que foi por acaso que a Xiaomi disponibilizou um smartphone com 16GB de memória e 1TB de armazenamento no mercado Europeu? Spoiler alert… Não foi!

Os algoritmos IA, além de poder de processamento, precisam de muita e boa memória. Um campo em que o mercado Europeu ainda continua um pouco “sovina”. A grande maioria dos smartphones de gama média continuam a chegar às nossas mãos equipados com 6GB ou 8GB de memória RAM. Aliás, até a grande maioria dos modelos topo de gama continuam a começar nos 8GB. Isto não vai ser suficiente em 2024 e por aí adiante.

Por isso, se está interessado num novo smartphone, talvez seja boa ideia esperar o que esta loucura do IA vai trazer para cima da nossa mesa. É que depois do anúncio da Google relativamente aos smartphones Pixel, vamos ver uma grande aposta de todas as fabricantes em funcionalidades muito similares.

Em suma, o mundo mobile vai mudar, e não vai ser pouco! Está pronto a gastar dinheiro?

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados