Loucura das placas gráficas continua! Já não faz sentido!

Nos últimos meses, tenho dito que mesmo com os preços a cair de forma significativa, talvez não faça grande sentido, em 2022, comprar uma placa gráfica lançada no já distante ano de 2020.

Afinal de contas, além do facto de as quedas no preço ainda não terem levado o mercado para o ‘preço recomendado pela fabricante‘, também estamos muito perto de novos lançamentos por parte das 3 grandes empresas deste mundo! A AMD, NVIDIA e Intel.

Ao fim ao cabo, a AMD parece estar a preparar um ‘refresh’ já para Abril com o lançamento da nova geração marcada para depois do verão. Por sua vez, a Intel deve estar prestes a lançar a sua primeira gama de placas gráficas digna desse nome. Por fim, a NVIDIA parece também estar mais focada no lançamento das RTX 40, baseadas na arquitetura Ada Lovelace.

Em suma, tudo vai mudar dentro de muito pouco tempo, por isso mesmo, faz muito pouco sentido pagar o dobro do preço por uma RTX 3060 ou RTX 3070.

Ainda assim, há lojas que parecem não concordar com o meu ponto de vista, como é o caso da Best Buy, que acabou de reservar todo o stock de placas gráficas NVIDIA GeForce RTX, aos subscritores do seu programa “TotalTech”. Uma subscrição que custa 200$ anuais aos clientes.

Loucura das placas gráficas continua! Já não faz sentido!

RTX 3070

Portanto, parece que os consumidores não têm apenas de se preocupar com os miners, scalpers, e claro, ganância no lado da cadeia de distribuição. Grandes lojas como a Best Buy também querem ter acesso direto à carteira dos entusiastas do mundo dos computadores.

Afinal de contas, a gigantesca loja Norte-Americana acabou de receber um gigantesco restock de placas, mas rapidamente fechou a disponibilidade apenas aos subscritores do seu serviço TotalTech. Um serviço que por sua vez oferece 24 meses de garantia extra, entrega gratuita, instalação gratuita, suporte gratuito, entre outras coisas. Além disto, também oferece acesso a preços exclusivos, que aparentemente, é onde as placas da NVIDIA parecem estar no programa da Best Buy.

Muito resumidamente, se quer uma placa gráfica da Best Buy, tem de pagar o preço da placa, e 200$ na subscrição. Parece ridículo não é verdade? Pois… As placas já estão esgotadas.

Os consumidores continuam a demonstrar às fabricantes, distribuição e lojas, que estão dispostos a pagar qualquer preço para ter o produto. Isto tem tudo para correr mal a médio/longo prazo.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Pagava 200€ extra para ter acesso a uma placa gráfica a um preço ligeiramente mais aliciante? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também