Falar de baterias removíveis parece uma coisa inovadora, e completamente fora da caixa em 2024, mas… A realidade é que não foi assim há tanto tempo que a grande maioria dos produtos eletrónicos que nos chegavam às mãos, vinham equipados com baterias removíveis.
Por isso é que isto acaba por ser tão curioso! Mas vamos ver!
Loucura? Apple está a explorar baterias removíveis!
Portanto, a Apple decidiu registar uma patente que tem como grande foco a sustentabilidade. Ou seja, numa altura em que um qualquer portátil, tablet, ou smartphone, consegue durar muito mais tempo que a sua bateria, talvez seja boa ideia criar um sistema para a troca da mesma da forma mais prática e rápida possível.
Mais concretamente, estamos a falar de uma patente para caixas de bateria uniformes. Ou seja, a mesma bateria pode dar vida ao seu iPhone, a um teclado, a um rato, entre outras coisas. Uma ideia interessante, que bem implementada, poderia mesmo significar um grande passo rumo a um futuro mais sustentável, modular, etc…
Porém, é apenas uma patente, e caso não saiba, a Apple regista milhares de patentes todos os anos, para produtos, ou tecnologias, que nunca chegam a ver a luz do dia.
Não me perceba mal, qualquer ideia que nos permita trocar um pequeno componente, e dar uma outra vida a um aparelho eletrónico, é uma boa ideia. Porém, quantas vezes pensou em tirar a bateria do seu portátil para carregar o seu tablet ou smartphone? É uma coisa que parece estranha, especialmente no desenho da própria patente.
Infelizmente, isto parece ser apenas uma brincadeira para inglês ver.
A Apple sabe que não facilitar a troca da bateria, dá mais dinheiro do que a facilitar.
Sendo exatamente por isso que todas as fabricantes vendem produtos computacionais em que não é possível, ou pelo menos não é fácil, trocar este sempre tão complicado componente que é a bateria.
Sim, é verdade que a União Europeia tem algumas regras e leis a caminho do mercado, para mudar a forma como tudo funciona. Porém, como dissemos na altura, as baterias removíveis nunca vão voltar a ver a luz do dia, porque existem exceções, e essas exceções vão ser muito bem aproveitadas.
Caso não se lembre, se as fabricantes mostrarem esforços significativos na melhoria da capacidade e tecnologia base da bateria, não é necessário que esta passe a ser removível.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!