Os travões são um componente de segurança crucial, permitindo-lhe abrandar o seu carro e parar com um esforço mínimo. Entretanto este processo depende do líquido dos travões, um líquido hidráulico transparente que normalmente tem uma tonalidade amarela pálida. Quando o líquido dos travões fica turvo, é sinal de que há um problema – mas o que é que realmente o causa?
O que faz o líquido dos travões ficar turvo e como pode resolver!
O líquido dos travões, também conhecido como líquido hidráulico, desempenha duas funções fundamentais. Ele amplifica a força de travagem do seu automóvel e ao mesmo tempo atua como um lubrificante para evitar a corrosão.
É quimicamente estável, resistente à corrosão e concebido para manter uma espessura consistente a várias temperaturas, assegurando o funcionamento dos travões em todas as condições meteorológicas.
Como verificar
A verificação do líquido dos travões do seu automóvel é semelhante à verificação do nível do líquido de refrigeração – é necessário localizar o reservatório correto e comparar o nível do líquido com a linha de enchimento mínima.
As razões para ficar turvo
Se verificar o seu líquido dos travões e perceber que este tem um aspeto turvo é um sinal claro de que o sistema precisa de ser lavado e enchido com líquido novo. Mas porque é que o líquido fica turvo em primeiro lugar? A resposta simples é a humidade.
Uma vez que o líquido dos travões também actua como lubrificante, pode absorver a humidade das peças móveis do sistema de travagem, o que o dilui. Quanto mais diluído se torna, mais baixo é o seu ponto de ebulição, tornando-o vulnerável a temperaturas elevadas. Infelizmente, o líquido dos travões sofre regularmente temperaturas extremas devido aos componentes com que entra em contacto, o que faz com que se degrade e fique turvo.
Eventualmente, o líquido dos travões pode ferver, impedindo o sistema de travagem de parar o carro. Escusado será dizer que isto é extremamente perigoso.
A humidade também pode danificar os componentes dos travões, causando-lhes ferrugem. Com o tempo, pedaços de ferrugem e corrosão podem soltar-se e entrar no líquido dos travões, aumentando o seu aspeto turvo.
O processo de contaminação e degradação do líquido dos travões ocorre gradualmente, pelo que é provável que note uma diminuição do desempenho dos seus travões muito antes de estes falharem. É por isso que deve prestar atenção aos primeiros sinais de problemas nos travões e verificar regularmente o reservatório do líquido.
Sinais de fluido dos travões contaminado
Para além de um aspeto turvo, existem vários outros sinais a que deve estar atento.
Fraco desempenho de travagem
Um pedal de travão de resposta lenta é frequentemente um sinal de contaminação do fluido. Uma travagem brusca pode provocar a ebulição do excesso de humidade, criando bolsas de vapor nas linhas de travão que afectam a rapidez de resposta do pedal de travão.
Luz de controlo do ABS ou do motor acesa
Muitos automóveis modernos têm sensores que detectam quando o fluido dos travões está a ficar fraco ou precisa de ser substituído, accionando uma luz de aviso do ABS ou de verificação do motor no painel de instrumentos.
Componentes dos travões corroídos
A contaminação por humidade pode causar ferrugem, que corrói os componentes metálicos, como as pinças, os pistões e os tubos dos travões.
Fuga de líquido dos travões
A corrosão causada pela contaminação do líquido dos travões pode eventualmente causar fugas no sistema.
Com que frequência se deve mudar o líquido dos travões?
A melhor forma de evitar um líquido dos travões turvo – e, eventualmente, uma avaria nos travões – é verificar o reservatório de poucos em poucos meses e certificar-se de que o líquido é substituído durante cada outra revisão completa (uma vez de dois em dois anos).
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