Como pode saber se o líquido dos travões está baixo?

A manutenção de níveis adequados do líquido dos travões é crucial para o funcionamento seguro de qualquer veículo. O líquido dos travões é responsável pela transmissão da força do seu pé no pedal do travão para os próprios travões, assegurando que estes funcionam eficazmente. Níveis baixos de líquido dos travões podem resultar numa redução do desempenho da travagem, o que constitui um grave problema de segurança. Mas como é que pode saber se o líquido dos travões está baixo?

O que faz o líquido dos travões?

O líquido dos travões de um automóvel é vital para o sistema de travagem do seu veículo. Quando carrega no pedal do travão, o fluido é empurrado através das linhas de travão para ativar as pinças de travão. Em seguida, pressiona as pastilhas de travão contra os rotores (ou os calços de travão contra os tambores em alguns veículos). Este contacto cria a fricção necessária para abrandar e parar o veículo.

Uma vez que os sistemas de travagem são hidráulicos, necessitam de um sistema fechado para funcionarem corretamente. Uma fuga, ou simplesmente pouco líquido dos travões, pode perturbar esta pressão hidráulica, comprometendo a sua capacidade de travagem.

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Níveis baixos de fluido dos travões podem resultar de vários factores, incluindo

Desgaste normal das pastilhas de travão: Devido ao desgaste das pastilhas de travão, os pistões da pinça estendem-se mais para manter o contacto com as pastilhas de travão, o que pode causar uma queda nos níveis.

Fugas no sistema de travões: Podem surgir fugas nas tubagens dos travões, no cilindro principal, nos cilindros das rodas ou nas pinças dos travões, levando à perda de fluido.

Evaporação ou contaminação do líquido dos travões: Com o tempo, o fluído pode ficar contaminado ou evaporar-se, especialmente se não for substituído há algum tempo.

Principais sinais de pouco líquido dos travões

Para o ajudar a reconhecer quando os níveis do seu líquido dos travões podem estar baixos, eis alguns sintomas de líquido dos travões baixo:

Luz de aviso no painel de instrumentos

A maioria dos veículos modernos está equipada com luzes de aviso do sistema de travões que se acendem no seu painel de instrumentos se o nível do líquido descer abaixo do nível recomendado.

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O que deve fazer: Se vir a luz dos travões, verifique o reservatório sob o capot para confirmar se está baixo. Se não tiver a certeza, consulte o manual do proprietário do seu veículo ou peça a um profissional que o verifique.

Distância de paragem mais longa

Se os seus travões demorarem mais tempo a parar completamente o veículo, pode ser devido a pouco líquido dos travões. Uma pressão hidráulica insuficiente significa que é aplicada menos força aos travões.

O que deve fazer: Verifique o nível do líquido dos travões e encha-o até à marca adequada se estiver baixo. Se o problema não se resolver, considere a possibilidade de mandar inspecionar o sistema de travagem por um profissional.

Pedal do travão mole ou esponjoso

Um pedal de travão esponjoso é frequentemente um sinal de pouco líquido dos travões. Isto acontece porque não há líquido suficiente para manter uma pressão hidráulica consistente.

O que deve fazer: Evite conduzir com um pedal de travão esponjoso. Reabasteça o líquido dos travões, se necessário, mas se o problema persistir, poderá ter uma fuga ou ar nos tubos dos travões. Isto requer a atenção imediata de um mecânico.

Ruídos estranhos durante a travagem

Ruídos de moagem ou guinchos durante a travagem podem indicar que as suas pastilhas de travão estão gastas, o que pode estar correlacionado com baixos níveis de líquido dos travões.

O que deve fazer: Inspeccione as pastilhas dos travões e o nível do líquido dos travões. Se o fluido estiver baixo, ateste-o, mas prepare-se para substituir as pastilhas de travão se estiverem gastas.

Fugas de fluido visíveis debaixo do veículo

As fugas de líquido dos travões deixam frequentemente uma poça de líquido amarelado ou acastanhado debaixo do veículo, normalmente junto às rodas do carro ou debaixo do cilindro principal.

O que deve fazer: Se notar fugas de fluido, evite conduzir o veículo até que o problema seja resolvido, uma vez que as fugas podem esgotar rapidamente o fluido dos travões, aumentando o risco de falha dos travões.

Cheiro invulgar durante a travagem

Um odor invulgar a queimado durante a travagem pode ser um indicador de que os seus travões estão a sobreaquecer ou que está a vazar para os componentes quentes dos travões.

O que deve fazer: Pare de conduzir se notar um cheiro a queimado durante a travagem. Verifique se existem fugas. Peça a um mecânico para avaliar o sistema de travagem se o cheiro persistir.

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Desempenho inconsistente dos travões

Reabasteça o líquido dos travões com o nível correto e acompanhe de perto o desempenho dos travões. Se os seus travões parecem fortes num momento e fracos no momento seguinte, isso pode indicar níveis de fluido dos travões baixos ou inconsistentes.

O que deve fazer: Se isto acontecer, volte a encher o líquido dos travões até ao nível correto e monitorize de perto o desempenho dos travões. A travagem inconsistente é um risco para a segurança e deve ser inspeccionada por um profissional se continuar a acontecer.

Verificar e reabastecer o líquido dos travões

Verificar o nível do seu líquido dos travões é relativamente simples e é um bom hábito verificá-lo regularmente, especialmente antes de viagens longas.

Localize o reservatório do líquido dos travões: Normalmente, está localizado perto da parte de trás do compartimento do motor e tem uma etiqueta.

Verifique o nível do fluido: A maioria dos reservatórios tem marcas “MIN” e “MAX”. Assim o fluido deve estar mais próximo de “MAX” do que de “MIN”.

Reabasteça se necessário: Se o fluido estiver baixo, adicione o tipo adequado de fluido dos travões (consulte o manual do proprietário para obter o tipo recomendado

Volte a colocar a tampa de forma segura: Entretanto certifique-se de que a tampa está bem fechada para evitar contaminação.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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