O líquido dos travões é um dos componentes mais importantes da segurança automóvel. Como o nome indica, é um fluido que funciona diretamente com os seus travões, mas é mais do que um lubrificante. O líquido dos travões desempenha um papel crucial na capacidade de paragem de um automóvel, e todo o sistema de travagem hidráulico não funcionaria sem ele.
Verificar o líquido dos travões não é apenas garantir que os níveis estão bons. O líquido dos travões também deve ter uma cor muito distinta. Se estiver descolorido de alguma forma, isso pode ser um indicador de contaminantes que prejudicam a capacidade do líquido de atuar como um hidráulico. Pode também reduzir as propriedades absorventes do fluido, que são necessárias para reduzir a presença de água e evitar a corrosão nos componentes dos travões, como as linhas de fluido e as pinças.
Normalmente, o líquido dos travões novo e limpo é amarelo claro ou âmbar, quase como um azeite claro não utilizado. No entanto, isso não é universal em todos os tipos e veículos.
O manual do proprietário do automóvel deve indicar-lhe a classificação recomendada para o líquido. Se não o tiver, terá de abrir o capot e verificar a tampa do reservatório do líquido dos travões. Não é o caso de todos os veículos, mas a classificação está por vezes impressa na própria tampa. Uma vez que a mistura de fluidos pode danificar os componentes dos travões e representar um risco de segurança, se tiver dúvidas, consulte sempre um mecânico.
Como saber se tem uma fuga de líquido dos travões?
Tendo em conta a importância do líquido dos travões, vai querer que este esteja sempre em bom estado. No entanto, tal como qualquer outro líquido num automóvel, o líquido dos travões pode ter fugas. Por vezes, detectará a fuga quando vir uma poça de líquido âmbar a formar-se debaixo do seu automóvel ou se a luz de aviso dos travões acender no painel de instrumentos. Se a fuga for mais lenta e menos grave, essa poça pode não existir e o indicador pode não se acender. Neste caso, terá de prestar muita atenção ao que o seu automóvel lhe está a dizer. Mesmo uma fuga lenta pode ser perigosa se não for reparada.
Os sinais de uma fuga são bastante simples de detetar. Um dos mais reveladores é se estiver a carregar no pedal do travão e este bater no chão com facilidade. Lembre-se, é o fluido que faz com que a pastilha do travão engate e abrande o carro. Deve sentir um grau de resistência decente sempre que o seu pé pisa o pedal. Outra indicação de que pode ter uma fuga é se o pedal do travão parecer esponjoso ou demasiado macio.
Poderá não ser capaz de evitar que uma fuga aconteça, mas pode tomar algumas precauções para prolongar o seu sistema de travagem. Mais importante ainda, mantenha os seus níveis de fluido óptimos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!