O que causa as linhas horizontais no ecrã da TV? Como resolver?

A TV é daqueles equipamentos que ninguém dispensa numa casa. De facto, faz muita falta, até porque é uma das portas principais para o entretenimento. É por esse motivo que quando se avaria pode ser uma grande dor de cabeça. Infelizmente isto é algo comum. Sobretudo porque a tecnologia é cada vez mais avançada, mas também mais complexa. Algo que se tornou especialmente irritante nos últimos anos é a presença de linhas horizontais no ecrã de TV. Mas a que se deve isto?

O que causa as linhas horizontais no ecrã da TV? Como resolver?

Quer esteja a ver o seu programa de televisão ou filme favorito, quer se esteja a sentar para jogar alguns jogos de vídeo, as linhas horizontais que cobrem subitamente o ecrã são um grande incómodo. Embora isto possa ser um sinal de que o seu televisor está nas últimas, na realidade, este problema pode ser causado por várias coisas diferentes. Ligações soltas podem ser as responsáveis, ou tecnologias incompatíveis ou com defeito, como consolas de jogos ou leitores de DVD antigos. Uma grande diferença de resolução entre estes dispositivos e a sua TV também pode ser a culpada. Problemas internos do televisor, como sobreaquecimento, uma placa de controlo de temporização defeituosa ou painéis de visualização com falhas, também são causas possíveis. É muito a considerar quando se tenta diagnosticar as linhas horizontais de um televisor, mas será que todos ou alguns destes problemas têm solução?

o que causa as linhas horizontais no ecrã da tv? como resolver?
Fonte da Imagem

Soluções potenciais para as linhas horizontais da TV

Dependendo da causa principal das linhas horizontais do seu televisor, poderá ser possível resolvê-las. Pode desligar e voltar a ligar os fios responsáveis pela ligação potencialmente frouxa, ou substituí-los totalmente. Se isso não funcionar, é uma boa altura para verificar se o televisor precisa de uma atualização de software ou de uma reposição de fábrica. Se pensa que o problema é um leitor de DVD antigo ou um sistema de jogos de vídeo, experimente-os noutro televisor ou procure adaptadores para os utilizar com a melhor qualidade de imagem possível. Muita atenção sempre aos adaptadores.

Quanto ao sobreaquecimento, é aconselhável limpar regularmente o televisor e garantir um espaço de ventilação ideal. Se tentar estas soluções para se livrar das linhas horizontais do televisor, mas elas não desaparecerem, poderá ter de recorrer a uma solução mais entediante e potencialmente dispendiosa.

Quando se trata de uma placa de controlo de temporização danificada, tem de abrir o televisor, desaparafusar e remover a placa antiga e substituí-la por uma nova. Além de ser um grande incómodo que pode ou não resolver o problema, pode ser difícil encontrar uma placa T-Con para o seu televisor. A substituição de um painel de ecrã avariado também é uma tarefa técnica, mas pode nem sequer valer a pena. No caso dos televisores OLED e LCD, o custo da substituição de um painel é relativo ao da substituição total do televisor, pelo que, se estiver a lidar com um painel avariado, talvez seja melhor comprar um novo televisor.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também