As linhas de alta tensão interferem com o GPS?

Atualmente, o sistema de posicionamento global (GPS) tornou-se algo tão comum que quase nem pensamos na sua complexidade. No entanto, apesar de parecer uma invenção recente, o seu desenvolvimento remonta a 1973, ano em que foi criado o projeto conhecido como Navstar GPS. Só em 1983 é que se autorizou o uso do sistema fora do âmbito militar. No início, o sinal GPS disponibilizado ao público tinha precisão intencionalmente reduzida para cerca de 100 metros. Era suficiente para evitar grandes desvios de rota, mas inútil para a navegação automóvel. Depois mudou consideravelmente. Agora embora a tecnologia seja bastante precisa, ainda existem fatores externos que podem interferir na sua eficácia. A propósito disso as linhas de alta tensão interferem com o GPS?

As linhas de alta tensão interferem com o GPS?

Diversos elementos podem afetar a qualidade do sinal GPS — entre os mais comuns estão o tipo de terreno e as condições atmosféricas. No entanto, um dos tópicos mais debatidos é o impacto das linhas de eletricidade. Num teste prático, colocaram-se recetores de GPS sob linhas de alta tensão e compararam-se os resultados com os obtidos quando as linhas estavam desligadas. O resultado? Nenhuma diferença significativa na precisão. Por outro lado, um estudo mais abrangente revelou que a interferência eletromagnética gerada por essas infraestruturas pode, de facto, comprometer o desempenho do GPS.

transformar o Google Maps no Waze, Waze faltava, instalar o waze no smartphone, Reportar a polícia no Waze, chegou ao Waze

Na verdade, não são as torres ou os cabos em si que causam o problema — mas sim o campo eletromagnético que estes geram. Interferências semelhantes, por exemplo provenientes de rádios ou telemóveis, podem também distorcer os sinais GPS e, em alguns casos, até bloqueá-los. No entanto, a intensidade da interferência desempenha um papel fundamental. No caso de uma linha de 250 kV, o campo gerado tem influência quase nula a cerca de 30 metros de distância. Ou seja, a menos que se passe o trajeto todo debaixo de um emaranhado de cabos, é pouco provável que a precisão do GPS seja realmente afetada.

Como reduzir interferências no GPS

Apesar de as linhas elétricas poderem contribuir para pequenas imprecisões, estão longe de ser a única causa. Felizmente, há formas simples de melhorar o desempenho do seu GPS. Uma delas é investir numa antena externa de qualidade para o seu carro.

Se estiver a usar GPS no telemóvel, posicioná-lo de forma a ter uma vista desobstruída do céu pode ajudar bastante. Também é aconselhável aguardar alguns minutos para garantir que o sinal está bem fixado, manter o software atualizado e evitar colocar o dispositivo perto de fontes de interferência. Por fim, optar por um dispositivo de navegação de boa qualidade é sempre uma mais-valia.

Infelizmente, existem elementos que não podemos controlar — como o clima. Embora o tempo atmosférico tenha um impacto relativamente pequeno, as chamadas “condições espaciais” (como tempestades solares) podem ter um efeito mais notório na precisão do GPS. Ainda assim, em circunstâncias normais, o sistema é altamente fiável, e raramente as linhas elétricas causarão desvios significativos na sua navegação.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...