É mais fácil limpar os dados de navegação no Chrome Android!

O Chrome está a adicionar um atalho para “Limpar dados de navegação” no Android. A Google tem vindo a testar várias formas diferentes de implementar esta funcionalidade ao longo do último ano, mas parece estar a chegar finalmente à versão final. Assim vamos explicar-lhe esta alteração que torna mais fácil limpar os dados de navegação no Chrome Android.

É mais fácil limpar os dados de navegação no Chrome Android!

Um atalho para “Limpar dados de navegação” aparece agora no menu principal do Chrome. É o quarto item da lista, logo abaixo de “Histórico”, num agrupamento que faz sentido. É verdade que nem todos gostam disto porque se queixam de que o menu de três pontos está a ficar cada vez mais longo. No entanto, faz todo o sentido que determinadas funções estejam mais acessíveis.

Ao tocar, abre-se uma interface dedicada a Limpar dados de navegação, que regista exatamente o que está a ser removido. É possível selecionar um incremento de tempo, sendo “Últimos 15 minutos” a predefinição. Outros incrementos incluem: Última hora, 24 horas, 7 dias, Últimas 4 semanas e Todo o tempo.

limpar os dados de navegação no Chrome

“Limpar dados” conclui a ação ou pode clicar em “Mais opções” para a página existente com opções granulares para Histórico de navegação, Cookies e dados do site, Imagens e ficheiros em cache, Palavras-passe guardadas, Dados do formulário de preenchimento automático e Definições do site.

Isto já está a ser implementado no Chrome 121 para Android, que está atualmente em versão beta. Entretanto a versão para dispositivos iOS e Windows já tem esta novidade.

Mas outra função interessante que está a chegar, não a esta versão mas à próxima.

As aplicações web há muito se tornaram alternativas viáveis às aplicações nativas no Windows. A Google já percebeu isto e para manter o interesse dos utilizadores a empresa está a trabalhar para tornar estas apps ainda melhores. Graças a novos ajustes no design e no funcionamento estas apps web via Chrome vão parecer mais nativas do que nunca. Ou seja, são apps que correm no browser mas vão parecer realmente independentes! O Chrome 122 vai dar uma boa ajuda a isto.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também