Nem sempre se consegue manter o carro limpo. Especialmente quando temos filhos ou quando gostamos de fazer algumas refeições rápidas, dentro de portas, sobretudo por falta de tempo. É que por muito cuidado que se tenha os estofos começam-se a sujar e os cintos de segurança também. Curiosamente os cintos de segurança são normalmente negligenciados mas não deviam. É que com a frequência com que são utilizados e tocados, ficam bastante sujos com o tempo. Felizmente, não há grande dificuldade em limpar os cintos de segurança, e são necessários apenas alguns passos simples e produtos comuns para o fazer.
Como limpar um cinto de segurança sujo
Antes de limpar os cintos de segurança, é necessário reunir alguns itens essenciais. Vai querer uma braçadeira que segure o cinto de segurança no lugar, uma escova dura para esfregar e um produto de limpeza da sua preferência.
Se quiser fazer o seu próprio produto de limpeza tem duas opções. Pode combinar detergente da loiça, vinagre e água morna. Ou então também pode optar por uma mistura de água morna e bicarbonato de sódio. Isto é especialmente útil para cintos de segurança que exalem um mau cheiro.
Puxe o cinto de segurança que quer limpar até ao fim e utilize uma pinça para o impedir de se retrair. Aplique o produto de limpeza escolhido no cinto de segurança e esfregue-o com a escova. Faça-o para a frente e para trás, em linha reta e na mesma direção que as fibras. Aplique alguma pressão enquanto esfrega, mas não exagere, ou arrisca-se a danificar o próprio cinto de segurança.
Quando terminar de esfregar, pegue numa toalha seca e passe-a para cima e para baixo no cinto de segurança até o secar o mais possível.
Depois é boa ideia deixar o cinto sem recolher. Isto para que possa secar rapidamente. Caso contrário poderia dar origem ao aparecimento de bolor.
O que utilizar para as nódoas mais difíceis
Tal como acontece com tudo feito de tecido, por vezes os cintos de segurança ficam manchados e necessitam de apoio adicional para tirar as manchas mais difíceis. A primeira coisa a tentar é uma mistura mais potente de detergente e água, como três partes de detergente para todos os fins para uma parte de água morna, o que, com alguma esfregadela diligente, pode dar conta do recado. Se isso não acontecer, terá de recorrer a outros meios para fazer o trabalho.
A maioria dos cintos de segurança dos carros modernos é feita de poliéster, sendo o nylon o padrão para a maioria dos carros mais antigos. Com isto em mente, pode tentar alguns métodos caseiros de limpeza de poliéster. Uma escolha popular é o método do bicarbonato de sódio, que consiste em polvilhar uma nódoa húmida com bicarbonato de sódio, deixá-la durante a noite, limpá-la e limpar o cinto de segurança normalmente. Em alternativa, pode misturar partes iguais de bicarbonato de sódio e água quente para formar uma pasta. Deixe-a atuar sobre a nódoa durante cerca de 10 minutos, limpe-a e repita a operação, se necessário.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!