Como limpar e lubrificar a corrente da sua mota

A manutenção adequada de um motociclo é a melhor forma de garantir que este funciona de forma eficiente enquanto estiver na sua posse. Para além disso esta manutenção também pode ser vital para a segurança do condutor. É que mudar regularmente o óleo e tomar medidas adicionais para manter a mota em perfeitas condições pode ajudar os proprietários a evitar problemas potencialmente perigosos na estrada. Uma vez que a maioria dos motociclos tem tração traseira, é importante garantir que a corrente é limpa e devidamente lubrificada para que tenha uma condução suave e segura sempre que se faz à estrada. Veja como limpar e lubrificar a corrente da sua mota.

Como limpar e lubrificar a corrente da sua mota

Partindo do princípio de que se sente à vontade para realizar esta tarefa sem supervisão profissional, vai precisar de alguns materiais de limpeza à mão para dar um bom brilho à corrente, incluindo uma escova para correntes (ou uma escova de dentes velha), alguns panos de cozinha limpos, água e um produto de limpeza ou desengordurante para correntes seguro para anéis de vedação. Também pode precisar de uma chave inglesa para o caso de ter de remover o guarda-lamas da sua bicicleta para ter acesso completo à corrente. Deve também fixar o veículo num suporte para o imobilizar e ajudar a levantar a roda traseira do chão enquanto limpa.

Coloque um trapo ou um pano por baixo da sua mota e, em seguida, cubra a corrente com o produto de limpeza de correntes.

Faça rodar a roda traseira para mover a corrente e a roda dentada, assegurando que toda a área fica saturada.

Deixe o composto atuar durante alguns minutos e, em seguida, esfregue bem a corrente por dentro e por fora com a sua escova, tocando também na roda dentada.

Com um pano húmido, limpe a sujidade e a fuligem que se soltaram ao esfregar.

Utilizando um balde de água ou uma mangueira com um jato ligeiro, enxagúe a sujidade e a fuligem que restam da corrente.

Seque a corrente e a junta com um pano de cozinha limpo.

Recomenda-se que limpe a corrente do seu motociclo quando ainda estiver quente, pois isso pode ajudar a garantir que alguma da sujidade mais pesada se solte e seja mais facilmente removida no início do processo.

Lubrificar a corrente do motociclo

Depois de ter a corrente da sua mota boa e brilhante, está pronto para a lubrificar um pouco. Não se trata de um processo complicado, mas precisa de um lubrificante de corrente seguro para motociclos e de mais panos de cozinha limpos e secos antes de começar. Recomenda-se também que retire a mota do descanso e dê uma pequena volta ao quarteirão antes de começar a aquecer a corrente e a prepará-la para o lubrificante. Com uma corrente aquecida e a sua mota presa num suporte com a roda traseira elevada do chão, siga os passos seguintes.

limpar a corrente da mota

Coloque a sua mota em ponto morto para que a roda traseira possa ser rodada.

Comece a pulverizar o lubrificante seguro para correntes de motociclos sobre a parte superior da corrente. Certifique-se de que segue à risca as instruções da lata do produto.

Enquanto roda a roda traseira, sature a corrente com lubrificante, cobrindo todos os rolos e placas.

Deixe o lubrificante atuar durante cerca de 15 minutos.

Depois de ter endurecido, limpe suavemente o excesso de lubrificante com um pano de cozinha limpo e seco.

Limpe o excesso de lubrificante do pneu traseiro do motociclo para evitar derrapagens quando voltar a colocar o motociclo na estrada.

lubrificar a corrente da sua mota

Recomenda-se a aplicação de lubrificante na corrente da sua mota a cada três ou quatro abastecimentos de combustível. Entretanto enquanto estiver a tratar da corrente, é também uma boa altura para verificar a sua folga e garantir que está de acordo com os níveis recomendados pelo fabricante.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também