Afinal temos de limpar a cache do smartphone Android ou não?

A Google Play Store tem todo o tipo de aplicações para os mais variados fins e há uma secção de utilitários que sempre foi a mais fascinante. Estas aplicações desbloqueiam o potencial do seu smartphone, permitindo-lhe executar tarefas que, de outra forma, não poderia fazer utilizando aplicações ou funcionalidades pré-instaladas. Apesar da variedade de software para Android, há uma categoria que parece dominar as restantes. Falo das aplicações de limpeza e, mais especificamente, as aplicações que afirmam limpar a “cache” do seu smartphone Android. Mas tem mesmo de o fazer?

Afinal temos de limpar a cache do smartphone Android ou não?

Em primeiro lugar o que é que isso significa? Estas aplicações são semelhantes a outras aplicações de limpeza que prometem libertar espaço de armazenamento no seu telemóvel? E será que aumentam de facto o desempenho do seu dispositivo como anunciado? A resposta curta é sim – mas podem não ser tão úteis ou essenciais como pensa.

Mas que memória é esta?

Antes de decidir se precisa de uma aplicação de limpeza de cache no seu smartphone, temos de compreender primeiro o papel da memória cache em si. Normalmente, um computador armazena dados temporários de aplicações e serviços na sua RAM ou Memória de Acesso Aleatório, o que torna a recuperação de informações para as aplicações que utiliza diariamente muito mais rápida. Pense na memória cache como uma forma ainda mais rápida de a sua CPU aceder aos dados que precisa de processar. E é nisto que o seu smartphone se baseia para as suas aplicações mais frequentemente acedidas.

não divulgarem dados, sair do modo de segurança no Android, mudar para um smartphone Android, Android 14 conduz, recuperar aplicações apagadas do smartphone Android, smartphone rápido, fazer no smartphone Android, trocar os botões de navegação por gestos, erros com aplicações, smartphone ouve, Android mais rapidez

O seu telemóvel Android armazena uma variedade de dados na memória cache, desde ficheiros temporários a scripts que lhe permitem ligar-se a sites mais rapidamente. Coisas como miniaturas de imagens e vídeos para aplicações de redes sociais como o YouTube e o Instagram ou páginas Web em diferentes separadores do Chrome que tenha aberto utilizam o armazenamento em cache para proporcionar uma experiência mais rápida e suave ao utilizar o seu dispositivo.

A quantidade de dados que o telemóvel pode armazenar em cache para facilitar a recuperação é limitada. Normalmente, a maioria dos telemóveis modernos é suficientemente inteligente para gerir a memória cache de forma dinâmica, descarregando dados mais antigos de que poderá não precisar durante algum tempo e substituindo-os por informações mais recentes e relevantes a que poderá aceder num futuro próximo.

android, jornalistas spyware ativistas, Android roubar dinheiro

Deve utilizar uma aplicação de limpeza de cache?

Embora não haja nada de prejudicial na limpeza dos dados em cache do seu telemóvel, fazê-lo com frequência tem mais armadilhas do que benefícios. Uma vez que o sistema operativo Android faz um trabalho fantástico na gestão da RAM, não é necessário limpar manualmente a memória cache do smartphone para que este funcione da melhor forma. De facto, a limpeza constante de dados em cache, como miniaturas e páginas Web pré-carregadas, torna o carregamento das aplicações que os utilizam muito mais lento e pode mesmo afetar a duração da bateria, uma vez que estes ficheiros têm de ser criados de novo a partir do zero.

Infelizmente, a maioria das aplicações de limpeza na Play Store está repleta de anúncios. Assim embora cumpram o prometido, a própria existência da aplicação pode tornar o seu telemóvel mais lento. Isto do que os dados em cache alguma vez o fariam. Embora existam algumas aplicações de limpeza como o Ficheiros da Google que não bombardeiam o seu smartphone com adware, é um processo bastante simples limpar a cache do seu smartphone Android. Isto sem utilizar aplicações de terceiros. Alguns fabricantes, como a OnePlus, Oppo e Xiaomi, oferecem até mesmo soluções de um toque que limpam a RAM e a cache. Tudo para aumentar o desempenho do smartphone num instante.

Limpar a cache de vez em quando não faz mal e pode trazer benefícios como maior espaço de armazenamento e menos lentidão. Especialmente se certas aplicações no seu telefone estiverem a funcionar mal. Mas ficaria surpreendido com a rapidez com que as aplicações começam a armazenar novas informações, o que torna inútil tentar manter este sector do seu telemóvel sempre limpo e atualizado.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também