Limites de Velocidade: Pode ser a solução para as emissões

Por um lado, os atuais limites de velocidade Portugueses, em autoestrada, são exageradamente baixos, porque o nível de segurança do parque automóvel moderno em nada se compara à qualidade do parque automóvel na altura em que o limite de 120 KM/h foi implementando.

Porém, uma diminuição deste limite pode vir a ser a resposta para reduzir drasticamente as emissões de dióxido de carbono (CO2), e outros gases nocivos, na atmosfera. Consegue imaginar andar na autoestrada a menos de 120 km/h? Pode ser o futuro.

Limites de Velocidade: Pode ser a solução para as emissões

Portanto, caso não se lembre, o limite de 120 km/h nas autoestradas Portugueses foi implementado em 1976. Um valor definido tendo como base a segurança em viagem do parque automóvel da altura, e claro, as reservas de combustível do nosso país. Um limite que de forma muito curiosa, foi definido após uma crise de escassez de recursos petrolíferos gigantesca. Ainda assim, até hoje se mantém.

Dito tudo isto, segundo alguns especialistas, uma das soluções para controlar as emissões de gases poluentes está mesmo na diminuição dos limites de velocidade. Algo que pode vir a acontecer primeiramente na Alemanha, devido à pressão dos ambientalistas no país que serve quase sempre de bandeira para o resto da UE.

Porém, ao contrário da nossa realidade, na Alemanha, ainda existem várias autoestradas sem limites de velocidade definidos. Por isso, a proposta inicial parece ter como objetivo definir um limite, de 120km/h, em todo o lado. (Nem todas as autoestradas Alemãs permitem andar à velocidade que bem entender!)

Dito isto, segundo a UBA, este limite de velocidade teria como resultado final, a redução de 6.7 milhões de toneladas de CO2 por ano.

Porém, este tipo de limitação pode ter um impacto sério na fluidez do trânsito no território. Como tal, vários condutores podem começar a preferir trajetos secundários, mais rurais, e por isso, apesar de menos poluição no global, poderá existir um aumento de poluição nestes locais.

Em suma, a Alemanha, se for para a frente com esta estratégia, pode lançar uma discussão Europeia, ou até Global, sobre esta temática. Consegue imaginar um limite de 110 km/h, ou 100 km/h em Portugal?

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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