A crescente preocupação com o aquecimento global e a necessidade de reduzir a dependência de combustÃveis fósseis tem levado a uma busca constante por fontes de energia sustentáveis e ou renováveis. Aliás, as duras regras e coimas sobre o CO2 em cima das fabricantes automóveis tem vindo a acelerar todo este processo de mudança, com muitas a olhar para a energia solar como uma das alternativas mais interessantes para mudar o paradigma.
A Lightyear sabe bem disto, e até já veio anunciar o seu novo Lightyear 2 2025!
Um automóvel 100% elétrico, movido a energia solar, que pelos vistos, deve rondar os 40 mil euros. IncrÃvel!
Lightyear 2 foi anunciado na CES 2023 em Las Vegas!
Quanto à sua chegada ao mercado, tudo vai acontecer no ano de 2025, com a empresa a querer apostar no Reino Unido, na Europa e também nos Estados Unidos. O objetivo é de atingir um numero de vendas a superar as 100.000 unidades por ano.
Pré-vendas? Sim elas existem! e a empresa já conta com 21.000 pré-reservas realizadas por empresas de frotas e leasing!
Vamos aos números!
Portanto, como deve saber um carro movido a energia solar não é de todo focado na condução desportiva ou cheia de potência. No entanto, o Lightyear 2 deve seguir o seu antecessor com um pack de 60 kWh de bateria e uma aceleração dos 0-100 km/h em 10 segundos. Também deve contar com um motor em cada roda e a empresa anuncia 800 km de autonomia.
Coeficiente de arrasto melhor do mercado?
Claro que sim!
Apesar de ainda não ser comercializado, a empresa alega que a segunda geração é capaz de um coeficiente de arrasto de apenas 0.175Cd.
Entretanto, quanto à energia solar, a empresa informa que o Lightyear 2 consegue adicionar até 69 km por dia. Ou seja, para a grande maioria dos entusiastas isto é mais do que o suficiente para nunca mais ter de se preocupar com carregamentos ou idas à bomba de combustÃvel.
Em suma, ainda existem alguns desafios na massificação de carros movidos a energia solar. No entanto, a tecnologia está a evoluir de forma rápida e é muito provável que estes veÃculos sejam cada vez mais populares e acessÃveis num futuro próximo.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!