Faça isto quando não se consegue ligar por Wi-Fi! Experimente

É normalmente quando menos esperamos que uma ligação Wi-Fi não funciona. O problema é que é também na altura em que mais necessitamos. No entanto a boa notícia é que alguns problemas podem ser resolvidos com facilidade. Assim vamos dar-lhe algumas técnicas para resolver as situações em que não se consegue ligar por Wi-Fi.

Colocou a palavra-passe correta?

Em primeiro lugar, para se ligar à maioria dos routers Wi-Fi, precisará de uma palavra-passe. Esta palavra-passe é definida pelo proprietário do router ou do ponto de acesso. Se houver um erro de digitação de um único carácter na palavra-passe, não conseguirá estabelecer ligação.

Por isso, certifique-se de que tem a palavra-passe Wi-Fi correta: peça-a novamente, se necessário, para verificar, ou escreva-a duas vezes num papel. Depois, volte a introduzi-la na aplicação de instalação ou configuração do dispositivo de ligação e veja se isso ajuda. Caso contrário, avance para outro passo.

Veja se a ligação requer uma página de início de sessão Wi-Fi

Algumas empresas (como hotéis, restaurantes, companhias aéreas, etc.) fornecem uma rede Wi-Fi “aberta” que restringe o acesso através de uma página ou portal de início de sessão Wi-Fi num browser Web. Estas páginas de início de sessão obrigam-no a iniciar sessão com um nome de utilizador e uma palavra-passe especiais fornecidos pela empresa.

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Se tiver ligado a um ponto de acesso Wi-Fi nas definições ou na aplicação de configuração do seu dispositivo, mas não estiver a ver qualquer acesso à Internet, tente abrir o seu browser nesse dispositivo e visitar qualquer website. Se a empresa utilizar uma página de início de sessão, normalmente será redireccionado automaticamente para a página de início de sessão, onde poderá introduzir as credenciais corretamente.

Reinicie o seu dispositivo 

Se estiver a ter problemas em ligar-se a um ponto de acesso Wi-Fi, outra dica fácil de resolução de problemas que pode executar é reiniciar ou reiniciar o dispositivo com o qual se está a tentar ligar.

Reiniciar um gadget resolve muitos problemas causados por erros temporários, porque força o dispositivo a recarregar o software e as definições a partir do zero. Depois de reiniciar, tente ligar-se novamente via Wi-Fi.

Esqueça a rede Wi-Fi e tente novamente

Já mencionámos que deve verificar duas vezes e voltar a introduzir a palavra-passe do Wi-Fi. Como próximo passo, abra a aplicação de configuração (Definições no iPhone, por exemplo), e toque no nome da rede Wi-Fi a que se está a tentar ligar, e depois selecione uma opção para eliminar ou “esquecer” as definições guardadas da rede Wi-Fi. A forma de o fazer varia consoante o dispositivo que está a utilizar.

Depois disso, pode procurar redes e tentar ligar-se novamente ou introduzir manualmente as informações do ponto de acesso Wi-Fi. Esta técnica é particularmente útil se o router tiver alterado as definições de Wi-Fi, mas o dispositivo que está a utilizar para se ligar ainda estiver configurado com definições mais antigas (como uma palavra-passe mais antiga ou definições de segurança diferentes).

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Reinicie o router Wi-Fi ou ponto de acesso

Se continuar a ter problemas em ligar-se ao router Wi-Fi – e se tiver controlo sobre o próprio router ou ponto de acesso – pode tentar reiniciá-lo para ver se isso ajuda a eliminar quaisquer erros temporários ou estados de erro que possam estar a causar o seu mau funcionamento. Tal como reiniciar o dispositivo de ligação, reiniciar o seu router força-o a recarregar as definições a partir do zero, o que pode resolver uma variedade de problemas.

Experimente uma banda de frequência diferente

A maioria dos routers Wi-Fi modernos suporta ligações através de, pelo menos, duas bandas de frequência diferentes, sendo 2,4 GHz e 5 GHz as mais comuns. Os routers mais recentes até suportam bandas de 6 GHz.

Alguns routers ligam automaticamente dispositivos compatíveis a uma banda de frequência mais alta. Mas outros exigem que se ligue a um SSID diferente para cada frequência.

Para a resolução de problemas, é importante saber que as ligações de 5 GHz e 6 GHz oferecem velocidades mais elevadas. No entanto menos alcance do que uma ligação de 2,4 GHz. Por isso, se tiver problemas em obter um sinal fiável nas bandas mais altas do router, tente forçar uma ligação de 2,4 GHz – ou aproxime-se do router.

Experimente um dispositivo ou adaptador Wi-Fi diferente

Nesta altura, é uma boa ideia ver se consegue ligar-se à rede Wi-Fi utilizando um dispositivo diferente daquele com que está a ter problemas. Se for esse o caso, é provável que o problema esteja no próprio dispositivo de ligação e não no router.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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