Ligar e desligar o router Wi-Fi resolve problemas! Sabe porquê?

Quando provavelmente se depara com problemas de Wi-Fi em casa, provavelmente conhece a clássica solução “desligar e voltar a ligar”. Esta é sempre a primeira coisa a tentar quando tem problemas de conetividade com um router a que tem acesso. Mas porque é que ligar e desligar o router Wi-Fi resolve tantos problemas diferentes?

Ligar e desligar o router Wi-Fi resolve problemas! Sabe porquê?

Na era da tecnologia moderna, o router é um dispositivo relativamente simples, mas estamos a falar de um computador. Tal como o seu PC ou Mac contém um CPU, memória de acesso aleatório (RAM), memória somente de leitura (ROM) e vários outros componentes.

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Este hardware executa software pré-instalado que gere a conetividade, os mecanismos de segurança e as funcionalidades de administração.

Como qualquer computador, um router pode ter uma grande variedade de problemas, a grande maioria dos quais são questões técnicas de curto prazo. Se deixar um router sempre a funcionar, os componentes podem sobreaquecer, os erros podem causar uma fuga temporária de memória ou um simples conflito lógico pode fazer com que tudo pare.

Para a vasta gama de problemas de conetividade mais simples, uma reinicialização permite que o hardware e o software comecem de novo e executem as sequências necessárias com um registo limpo.

O que é que reiniciar faz?

Uma verdadeira reinicialização desliga manualmente o router da fonte de alimentação. Depois aguarde 10 a 60 segundos e volte a ligar a alimentação para iniciar um arranque limpo. Isto desliga todo o hardware do router e permite que a carga eletrónica se dissipe antes de reiniciar o software.

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Se o router estiver quente ao toque, uma reinicialização completa também pode permitir que os componentes arrefeçam. Pode deixar o dispositivo desligado da tomada durante mais de 60 segundos, dando-lhe mais tempo para arrefecer. Como regra geral, é uma boa ideia reiniciar regularmente o router – e deixar o dispositivo desligado da tomada durante algum tempo – para evitar o sobreaquecimento e preservar a vida útil dos componentes.

Para além de uma verdadeira reinicialização, poderá também encontrar instruções para um reinício. Em vez de desligar fisicamente o dispositivo, um verdadeiro reinício utiliza o software do router para desligar o dispositivo e reiniciar – tal como a função de reinício num computador ou smartphone.

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Embora uma reinicialização permita que o software e a maioria dos componentes recomecem do zero, não permite que a carga se dissipe totalmente. Isto significa que os componentes baseados em condensadores (como a RAM) podem manter os seus estados.

É por isso que uma reinicialização forçada pode resolver mais problemas de ligação do que um reinício. Pela mesma razão, utilizar o botão de alimentação do router para reiniciar instantaneamente o dispositivo (sem desligar e esperar) pode permitir que alguns problemas se mantenham.

Porque é que ligar e desligar o router resolve tantos problemas?

Os princípios subjacentes a um reinício que resolve tantos problemas de conetividade do router aplicam-se a todos os computadores. A única diferença é que os routers são computadores relativamente básicos em comparação com outras máquinas. Isto significa que uma maior percentagem dos problemas mais comuns que pode ter com um router pode ser resolvida com um simples reinício.

Quanto mais tempo deixar um computador a funcionar, mais repetições terá de efetuar para manter os processos. No caso de um router, ligar repetidamente os seus dispositivos favoritos é uma das repetições mais comuns. Cada ligação passa por vários ciclos de reconhecimento de dispositivos, atribuição de endereços IP, troca de pacotes de dados e protocolos de segurança – entre muitos outros.

O router pode deparar-se com uma variedade de problemas durante qualquer um destes ciclos: hardware, software, troca de dados, etc. E, quanto mais ciclos o router efetuar, maior é a probabilidade de ocorrerem problemas e, potencialmente, de se acumularem. Por exemplo, a RAM do router pode ficar sobrecarregada e ter problemas com o armazenamento de buffers de pacotes IP, entradas de cache e outras informações importantes.

Os erros de estado também podem causar uma grande variedade de problemas. Por exemplo, um simples conflito pode enviar os dados errados para os ISPs ou resultar em erros de segurança. O que é frustrante nos erros de estado é que, computacionalmente, parecem estar bem – por isso, o router continua a funcionar normalmente até que produzam um problema.

É mesmo necessário esperar 30 segundos?

A maioria das instruções de reinicialização do router dizem-lhe para esperar entre 10 e 60 segundos antes de voltar a ligar o dispositivo. Este também é um bom conselho. Todos os dispositivos de computação utilizam componentes chamados condensadores que armazenam carga eléctrica. Entre as suas muitas funções na computação, esta capacidade de armazenar carga eléctrica torna os condensadores cruciais para o desempenho da RAM.

Uma potencial desvantagem é o facto de os condensadores continuarem a manter a carga após o corte do fornecimento de eletricidade. Isto significa que, mesmo depois de desligar a ficha do router, os condensadores mantêm o seu estado carregado durante vários segundos. O problema é que os condensadores são utilizados na RAM para armazenar cargas eléctricas como valores binários – os blocos de informação utilizados pelas células RAM.

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Se não permitir que os condensadores dispersem totalmente a sua carga, poderá reter informações problemáticas ao reiniciar o router.

Na realidade, só é necessário esperar alguns segundos para que os condensadores de um router normal percam carga suficiente. A recomendação de 30 segundos é, em parte, uma medida de segurança, mas também dá aos componentes do router tempo adicional para arrefecerem.

Assim, se quiser realmente dar ao seu reinício a melhor hipótese de resolver a maior variedade de potenciais problemas de conetividade, poderá querer esperar os 30 segundos completos – ou até mais (especialmente se o router estiver quente ao toque).

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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