Se ligar isto ao Wi-Fi pode estar a abrir as portas da sua casa!

Provavelmente, já ligou dispositivos inteligentes como frigoríficos, lâmpadas, televisores e câmaras com acesso à Internet ao Wi-Fi de sua casa sem pensar duas vezes. Mas sabe o que estão a fazer? Na maioria das vezes, nada. Outras vezes ao ligar estes dispositivos ao Wi-Fi pode estar a abrir as portas da sua casa, isto se não tiver as devidas precauções.

Se ligar isto ao Wi-Fi pode estar a abrir as portas da sua casa!

Os dispositivos inteligentes, incluindo os dispositivos da Internet das Coisas (IoT), como termóstatos e até monitores cardíacos, têm uma má reputação em termos de cibersegurança devido às suas inúmeras vulnerabilidades. Raramente recebem actualizações (se é que recebem alguma) do seu código para resolver falhas de segurança que foram descobertas.

Mesmo dispositivos aparentemente inócuos, como as boxes de streaming Android, não estão a salvo de serem pirateadas e exploradas. É por isso que é importante que escolha dispositivos inteligentes de empresas estabelecidas com um bom historial de fornecimento de actualizações de segurança. Pode custar um pouco mais no início, mas ajudará a proteger a sua rede doméstica de se tornar um parque de diversões para os hackers.

Os seus dispositivos inteligentes podem estar a tentar monitorizá-lo

Para além de serem um alvo de pirataria informática, as smart TVs são conhecidas por recolherem informações sobre a sua utilização. Desde o que vê, às aplicações que instala e ao que faz com elas. Embora possa optar por não participar em algumas destas recolhas, para escapar totalmente a este tipo de recolha de dados, é provavelmente melhor desligar totalmente a sua TV da Internet.

melhor imagem na TV, É verdade que quem utiliza IPTV em Portugal pode ser preso?, IPTV pagar multa, televisões baratas, box de TV para ver IPTV, Dispositivos de Streaming

As câmaras ligadas à Internet também são uma preocupação óbvia. As soluções de CCTV com pouca segurança podem deixar as suas imagens de vídeo acessíveis a qualquer pessoa na Internet que queira ir procurá-las. Os próprios dispositivos podem ser pirateados e ficar sob o controlo total de um criminoso.

O facto de alguém entrar na rede pessoal de uma casa pode ter repercussões para toda a vida. Já houve notícias de hackers que conseguiram controlar um dispositivo inteligente, como uma câmara de monitorização de bebés, o que constitui uma preocupação de segurança significativa. Um pirata informático especialmente competente poderia utilizar esse acesso para lançar uma negação de serviço ao dispositivo e a qualquer outro dispositivo ligado à mesma rede.

Wi-Fi ou Bluetooth, ligação Wi-Fi em qualquer automóvel

Também não tem de ser algo com uma câmara

Assim os criminosos podem utilizar algo tão benigno como um altifalante inteligente para causar o caos. Se os malfeitores conseguirem controlar esses dispositivos inteligentes, podem bloquear o acesso dos proprietários aos seus computadores portáteis ou, pior ainda, obter acesso a documentos sensíveis guardados nos seus computadores. Isto leva ao roubo de identidades e ao facto de os computadores serem mantidos para resgate. Uma rede isolada para dispositivos inteligentes acrescenta uma camada de proteção, uma vez que limita os dispositivos ligados à rede principal que utiliza para o seu telefone e computador.

A melhor forma de combater estes problemas é simplesmente não ter quaisquer dispositivos domésticos inteligentes que necessitem de uma ligação à Internet; as pessoas têm passado muito bem sem frigoríficos alimentados por IA. No entanto, por vezes, os dispositivos inteligentes fazem todo o sentido. Poder controlar as luzes à distância não só é conveniente quando não se quer levantar do sofá, como também pode ajudar muito as pessoas com mobilidade reduzida. As câmaras ligadas à Internet são um problema de privacidade. Mas são vitais para quem foi vítima de roubo e precisa de mais paz de espírito.

Entretanto muitos routers permitem-lhe criar uma rede Wi-Fi para convidados que não pode aceder à sua rede principal. Ao criar uma rede separada e ao ligar apenas os seus dispositivos inteligentes a essa rede, estes não podem ser utilizados como um caminho pelos hackers para chegar aos seus dispositivos mais importantes, como computadores portáteis, tablets e telemóveis.

Normalmente, não demora mais do que alguns minutos a configurar e melhora bastante a sua segurança.

Crie uma Firewall

Se os seus dispositivos inteligentes não precisarem de se ligar à Internet, pode configurar a sua rede separada para que não tenha qualquer ligação ao exterior. Também pode configurar regras de firewall. Tudo para se certificar de que só podem comunicar com os servidores dos seus fabricantes. Ou seja, ajudando a evitar que se tornem um vetor de ataque para os hackers. Se tiver paciência, pode também descobrir quais os endereços utilizados para recolher métricas de utilização e bloquear também essas pequenas invasões de privacidade.

Também deve desativar o UPnP na sua rede IoT isolada. Isto para impedir que os seus dispositivos abram ligações que possam expor as imagens das suas câmaras e outros serviços ao mundo exterior.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também