Cinco coisas que não deve ligar a uma extensão elétrica!

As extensões servem essencialmente para aumentar o comprimento do cabo de alimentação de um dispositivo eletrónico. No entanto, nem sempre é boa ideia fazermos isto. De facto, isto pode dar origem a muitos problemas. É que na prática, o cabo do equipamento que estiver a ligar dificilmente será igual ao da extensão. Assim cabos diferentes têm capacidades de potência diferentes e não se destinam a ser utilizados numa instalação permanente (ou mesmo semi-permanente). Dito isto, há coisas que nunca deve ligar a uma extensão elétrica.

Grandes electrodomésticos

A amperagem e a potência são importantes – e muito. Uma extensão comum simplesmente não foi construída para lidar com o tipo de carga eléctrica emitida por grandes aparelhos (pense em máquinas de lavar, secadores de roupa, máquinas de lavar, esse tipo de coisas).

Ao ligar um grande eletrodoméstico a uma extensão, na melhor das hipóteses, arrisca-se a danificar o aparelho. No entanto, essa é apenas a melhor das hipóteses. Há também uma hipótese não insignificante de que a extensão – que provavelmente não está classificada para lidar com a quantidade de energia que o aparelho utiliza – possa sobreaquecer e possivelmente causar um incêndio.

Em particular, muitos dos principais aparelhos, como os frigoríficos, podem consumir entre 300 e 800 watts em média. Já os modelos mais robustos com caraterísticas mais modernas, como máquinas de fazer gelo, podem exigir um circuito dedicado, o que significa que precisam da sua própria tomada ligada ao seu próprio disjuntor. A forma mais simples de pensar nisto é que quanto maior for o aparelho, mais deve evitar ligá-lo a qualquer coisa que não seja uma tomada de parede compatível.

Electrodomésticos pequenos

Na verdade, também deve tentar evitar a utilização de extensões em aparelhos mais pequenos. Por exemplo, apesar de serem geralmente bastante pequenos, as torradeiras e os fornos pequenos consomem bastante energia. Algo que pode sobrecarregar o cabo e provocar, adivinhou, um incêndio.


Os pequenos aparelhos maiores não são exceção, claro. Os micro-ondas são outro ponto negativo para as extensões porque, tal como as torradeiras, tendem a utilizar mais energia do que aquela que um cabo normal consegue suportar.

Na verdade, todos os pequenos electrodomésticos de cozinha devem ser mantidos afastados das extensões.

Aquecedores

Apesar de ser tentador – quase necessário – utilizar uma extensão com um aquecedor não o deve fazer. Os aquecedores portáteis causam vários incêndios domésticos por ano e ligados a uma extensão elétrica ainda pior. Assim tenha muito cuidado!

Qualquer coisa que esteja sempre ligada

O objetivo de uma extensão comum é funcionar como um cabo de alimentação temporário, bem, uma extensão. Damos destaque ao “temporário”, porque não se destinam a transportar uma carga eléctrica constante indefinidamente.

Algumas horas de utilização não são susceptíveis de causar quaisquer problemas – desde que o cabo não esteja danificado. Mas deixar várias coisas ligadas toda a noite? Um frigorífico? Um computador que nunca desliga? Não é recomendado.

windows 11 mais rápido nos jogos sem gastar dinheiro!, ligar a uma extensão elétrica Os objectos mais pequenos também não são exceção. Não há problema se precisar de utilizar um secador de cabelo durante alguns minutos, aparar algumas sebes, ou qualquer outra coisa. No entanto, mesmo algo tão inócuo como um relógio deve-se manter afastado de uma extensão eléctrica. Se precisar mesmo de um metro extra para ligar um despertador, encontre um local diferente para o ligar, reorganize a divisão ou utilize um protetor contra sobretensões.

Dispositivos eléctricos no exterior durante o mau tempo

Entretanto a chuva é algo a que deve estar atento se utilizar extensões no exterior. A eletricidade e a água nunca são uma boa combinação, e os cabos deixados ligados à corrente quando o tempo está mau têm mais probabilidades de absorver água – ou de ter o invólucro exterior danificado, o que pode expô-lo à água. Isto pode levar a um curto-circuito no que quer que o cabo esteja ligado, a que alguém que toque no cabo (mesmo acidentalmente) receba um choque elétrico, ou a um curto-circuito que pode causar um incêndio, claro.

Agora já sabe o que não deve ligar a uma extensão elétrica.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também