Cuidado a comprar estas coisas se estiver ligado a uma VPN

Utilizar uma VPN para comprar artigos mais baratos parece ser uma boa ideia, mas muitas empresas sabem que várias pessoas fazem isto. É por isso que terá dificuldade em comprar determinados produtos e serviços quando utiliza uma VPN. De facto, pode até arriscar-se a ver a sua conta banida se estiver ligado a uma VPN!

Bilhetes de avião

Se tiver a sua VPN e tentar comprar um bilhete de avião até pode parecer que vai correr tudo bem. Assim pode conseguir chegar facilmente à página de checkout. No entanto, os problemas podem surgir. Quando introduzir os dados do seu cartão e tentar pagar, é provável que receba uma mensagem de pagamento falhado. Quando desligar a VPN tudo deverá funcionar.

Ainda é possível comprar bilhetes de avião com algumas companhias aéreas, mas isso varia consoante a companhia que escolher.

Subscrições de streaming

Os preços das subscrições de streaming variam significativamente consoante o local onde vive e, por isso, muitos utilizadores tentam fingir que estão noutro local. Em alguns casos até é para acederem a mais conteúdos. Mas, embora encontre várias VPNs para consumir conteúdos na Netflix e noutros serviços de streaming, comprar o seu plano pago enquanto está ligado a uma delas é, por vezes, um desafio.

Por vezes o pagamento pode ser rejeitado porque o cartão não era de um banco da região para a qual tentou comprar uma subscrição. Também tem de ponderar se vale a pena tentar. Mesmo que tenha sido bem sucedido, a sua conta pode ser desactivada se o fornecedor de serviços descobrir mais tarde.

Não jogue se estiver ligado a uma VPN 

Se gosta de jogar videojogos, é provável que tenha de pagar preços diferentes consoante a sua localização. No entanto, embora a utilização de uma VPN para comprar estes jogos possa parecer uma boa ideia, pode ter dificuldades.

Quando encomenda jogos físicos, o preço pode ser ajustado ao introduzir o endereço de envio. Online, é provável que encontre problemas ainda piores. Por exemplo, o Steam afirma explicitamente que “a utilização de um proxy ou VPN é estritamente contra os Termos de Serviço do Steam”.

Se violar estas políticas, a sua conta pode ser restringida. Uma vez que as VPNs também podem abrandar as velocidades de transferência do Steam, vale a pena desligar a sua VPN enquanto joga.

Serviços de software

Tal como os serviços de streaming, as subscrições de software variam por vezes de preço de região para região. As conversões de moeda podem resultar num negócio mais barato, dependendo do local onde se encontra, tal como a isenção de IVA para a sua região.

Office funcionar no Windows 10

No entanto, se estiver ligado a uma VPN, não há garantia de que o seu pagamento se efetue. Por exemplo, ao tentar comprar um serviço de streaming, o preço pode ser automaticamente convertido ou o seu pagamento pode ser rejeitado.

Mais uma vez, isto dependerá do serviço que está a tentar comprar. No entanto, embora por vezes ainda seja possível, prepare-se para ter de pagar o custo total.

Compras na App Store e no Google Play

Quer esteja à procura de ofertas no Google Play ou queira uma nova aplicação ou subscrição na App Store, é tentador utilizar uma VPN. No entanto, fazê-lo pode ser um desafio por várias razões.

Embora o seu pagamento se possa efetuar, as aplicações podem não estar disponíveis no seu país ou região. Por conseguinte, poderá ter dificuldades em utilizá-las após a compra. Por isso, se comprar uma aplicação com uma VPN, é uma boa ideia garantir que pode aceder à mesma no local onde vive.

Pode contornar esta situação alterando a região do seu dispositivo, mas isso torna-se difícil se não conseguir aceder aos produtos e serviços do dia a dia.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também