Licença vitalícia e perpétua são a mesma coisa?

Obter uma licença vitalícia ou perpétua parece ser um bom negócio e, em alguns casos, pode ser. No entanto, isto nem sempre é o que parece e pode ter comprado algo completamente diferente.

O que é uma licença perpétua?

A compra de uma licença perpétua envolve uma compra única de uma aplicação ou serviço. Depois de fazer isso, terá acesso vitalício. Muitas destas ferramentas também têm subscrições mensais. No entanto, se planeia utilizá-las a longo prazo, obterá uma melhor relação qualidade/preço com uma licença perpétua (apesar do custo inicial).

Para além de ter acesso vitalício à aplicação, também terá acesso gratuito a futuras actualizações. Esta é uma excelente forma de poupar dinheiro nas suas subscrições online.

O que é uma licença vitalícia?

Quando compra uma licença vitalícia, pagará, tal como as licenças perpétuas, uma taxa única pelo acesso a um produto ou serviço. As regras variam consoante a ferramenta que utiliza, mas, geralmente, terá de atingir um limite mínimo para o seu dispositivo.

Por vezes, a sua licença vitalícia é válida para a versão específica do software que comprou. No entanto, poderá ter de pagar por licenças futuras.

office

Uma licença vitalícia dura de facto toda a vida?

As licenças vitalícias podem ser um pouco confusas porque os seus termos e condições variam. Algumas empresas utilizam os termos “perpétua” e “vitalícia” indistintamente, mas pode ser necessário pagar por actualizações.

Por vezes, as empresas também alteram as suas políticas, dificultando as coisas. Por isso, quer esteja a comprar software de edição de vídeo ou outra coisa qualquer, deve sempre verificar os termos e condições que está prestes a subscrever.

A complicar ainda mais a questão estão as “licenças vitalícias” vendidas por sites de revenda de chaves de licença. Embora estes possam afirmar que oferecem uma licença vitalícia completa e irrevogável para um serviço, estes sites de revenda de chaves de licença normalmente não podem confirmar estas afirmações. Quer as afirmações sejam completamente falsas ou parcialmente verdadeiras, não há maneira de defenderem uma licença vitalícia para um serviço com o qual não têm nada a ver. Estão apenas a oferecer uma licença, nada mais.

Dependendo da forma como o vendedor da chave adquiriu a licença, pode até encontrar a sua licença e, pior ainda, a sua conta associada, impedida de aceder ao serviço. Os sites que as vendem também podem conter malware ou roubar as suas informações bancárias quando tenta efetuar uma compra.

É muito fácil pensar que a sua licença vitalícia significa que nunca mais terá de pagar por um produto ou serviço, mas nem sempre é esse o caso. É necessário verificar se é necessário pagar por actualizações mais tarde; isto nem sempre é universal.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...