A Lexus é a marca mais focada no mercado Premium da Toyota, mas isso não significa que não exista espaço para propostas mais comedidas, mas ainda assim muito “Lexus”. O novo LBX é exatamente isso, um SUV compacto dedicado ao Segmento Premium, capaz de trazer muita qualidade, a um preço justo, num mercado sufocado por preços demasiado altos.
Lexus LBX é uma forte aposta da marca em Portugal!
Portanto, a Lexus aproveitou o dia de ontem para apresentar o seu novo LBX ao mercado Português. Um SUV compacto baseado numa motorização híbrida de 136cv, com um design arrojado e pensado para convencer os novos condutores tão apaixonados pelo design SUV. Dito isto, os primeiros modelos começam a ser entregues já em Março.
O que tem o Lexus LBX de especial?
Pois bem, este novo Lexus foi desenhado do zero para a Europa, tendo assim os gostos dos Europeus como base. A ideia é ir buscar consumidores novos, com preocupações tecnológicas, e na qualidade de construção. Aliás, o próprio nome LBX é um acrónimo para “Lexus Breakthrough Crossover”. Podemos até ler isto como uma Lexus a querer sair um pouco fora da casca!
Isto acaba por ser interessante, porque a própria Toyota está a sofrer uma transformação, com muita vontade de inovar, trazer coisas novas, e conquistar novos públicos. Sendo exatamente por isto que a Lexus aponta para 3 novos tipos de cliente.
- Os atuais clientes,
- Quem quer um SUV Compacto,
- Quem quer lago mais visual, mais premium, e mais Lexus.
Dito tudo isto, depois de dizer “compacto” tantas vezes, vale a pena salientar que o LBX mede apenas 4190 mm de comprimento, 1825 mm de largura e 1545 mm de altura, com 2580 mm de distância entre eixos. Entretanto, as opções de jantes variam entre as 17 e as 18 polegadas, dependendo das versões de equipamento disponíveis. A base deste automóvel é a Global GA-B, pensada para modelos mais compactos, com um baixo centro de gravidade, capacidade de arrumação, e estrutura rígida.
É também uma plataforma que permite criar um automóvel divertido, ágil, e confortável. Por falar em conforto, é inegável que é no Interior deste automóvel que começamos a perceber a estratégia.
Mesmo no modelo mais “base”, é impressionante a qualidade de construção empregue nos sítios certos.
Entretanto, no campo da motorização, temos um motor 1.5L de três cilindros com muita eletrificação à mistura.
A ideia por detrás deste motor foi a eficiência e redução de peso. Para ajudar na missão temos ainda uma nova bateria de hidreto metálico de níquel (NiMH) que permite uma atuação melhorada do motor elétrico de tração. (Existe um outro motor elétrico extra que funciona como gerador/motor de arranque).
No total, o LBX conta com 136 CV de potência e um binário máximo de 185 Nm. Mas os números não contam toda a história, visto que a Lexus promete respostas melhoradas graças à aposta na eletrificação. Aliás, este LBX até deverá ser capaz de cumprir mais tempo em modo 100% elétrico.
Preços?
O Lexus LBX começa nos 34.950€. Porém, esta versão só chega em Junho. Assim, enquanto não chegar a versão de base, os preços começam nos 38.500€ na versão Elegant, com a Emotion a ter um custo de 41.500€, a Relax 44.000€, a Cool 44.350€ e a Cool+ um total de 47.500€.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!