Lentes de Contacto Smart com capacidades VR? É o futuro!

Consegue imaginar colocar lentes de contacto nos seus olhos, e do nada, entrar num mundo virtual altamente complexo e próximo da realidade? É algo que já vimos a acontecer em várias séries e filmes, mas na vida real? No nosso dia-a-dia? Quantos anos faltam para isto ser sequer uma possibilidade? Aparentemente, muito poucos!

Lentes de Contacto Smart com capacidades VR e AR? É o futuro!

Portanto, caso não saiba, já existe um protótipo de lentes de contacto smart, da Mojo Vision, conhecidas como Mojo Lens. O produto em si foi demonstrado no dia 23 de Junho, com suporte a várias tecnologias e funcionalidades extremamente interessantes, como é a capacidade de suporte a Realidade Aumentada (AR).

Como é que tudo funciona?

De forma muito resumida, as lentes criam uma interface (UI) capaz de oferecer vários tipos de informação, e também capaz de rastrear o movimento dos olhos do utilizador. Na demonstração, o CEO da Mojo viu imagens, leu mensagens, e usou uma app tipo bússola.

Lentes Smart dentro de 10 ou 20 anos? Segundo a Mojo, vai ser muito mais rápido que isso.

Entretanto, em termos de especificações, as lentes Mojo Lens têm um ecrã MicroLED com um diâmetro de 0.5mm, e uma densidade de píxeis de 14000 PPI (Pixeis por Polegada). A distância entre pixeis é de apenas 1.8 micrometros. Ou seja, temos aqui o ecrã mais pequeno, e mais denso, da indústria. Em termos de processamento, as lentes contam com um processador ARM Core M0, e para conectividade, um módulo rádio de 5GHz.

Então e a bateria? São utilizadas micro baterias, normais do mundo da saúde.

Como se controlam? Através do movimento dos olhos!

Quais são os benefícios além da parte ‘smart’? Além de graduação, vai ser possível aproveitar as capacidades smart para facilitar as várias atividades do dia a dia, para os utilizadores com problemas de visão.

Quando chegam ao mercado? Ainda é cedo para dizer, mas está para breve. A Mojo Vision está neste momento a refinar o produto, e está já a tentar obter uma aprovação da FDA para comercialização.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado? Acha possível encontrar um produto deste tipo, no mercado, nos próximo 2 anos? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também