Já há vários anos que se fala de lentes de contacto com potencialidades próprias de um qualquer filme de ficção ciêntifica. Porém, devido às limitações da tecnologia do nosso tempo, ainda nada disto se transformou em uma realidade.
Felizmente, também vivemos uma altura em que as limitações tecnológicas pouco ou nada significam, tal é o avanço nas técnicas de produção e uso de materiais de ano para ano, por vezes de semestre para semestre. Sendo exatamente por isso que a Xpanceo promete lentes de contacto smart no mercado já em 2026.
Foram os próprios representantes que nos apontaram para a data de 2026 na GITEX 2024 no Dubia. Porém, o preço pode ser assustador para quem usa óculos ou lentes nos dias que correm.
Ainda assim… A ideia é ir muito além daquilo que são lentes de contacto “normais”.
Lentes de Contacto com Zoom, ecrãs, etc… Vai acontecer!
Portanto, 2026 parece longe, mas, se for olhar para o seu calendário, vai perceber que estamos muito próximos do final de 2024. Por isso, a realidade é que esta nova geração de produtos está mesmo a bater à nossa porta.
Porquê tanto entusiasmo?
Simples! Esta startup não quer apenas criar e lançar uma simples lente de contacto. A ideia é meter um computador nos nossos olhos. O que será uma revolução gigantesca, visto ser algo capaz de mudar completamente a forma como vemos o mundo à nossa volta.
Isto não vai ser notório?
A empresa afirma que não, que estas lentes vão ser ainda mais naturais e invisÃveis do que as atuais lentes de hidrogel.
Quais são as grandes vantagens?
Além de ser possÃvel ter acesso a informação extra via Realidade Aumentada, um pouco à imagem daquilo que acontece com o Apple Vision Pro, estas lentes de contacto vão também ser capazes de medir a pressão intraocular, vão corrigir os defeitos que nos fazem necessitar de óculos, e se quiser, podem até ser capazes de fazer “zoom” tal e qual uma câmara fotográfica.
Quanto vai custar?
A expetativa é que um pack destas lentes, para 1 ano de utilização, custa o mesmo que um smartphone topo de gama de referência. Ou seja, cerca de 1500€.
Um valor que pode parecer um absurdo para quem usa óculos ou lentes de contacto no dia-a-dia, mas… Pode vir a fazer sentido, caso a tecnologia seja assim tão revolucionária como a empresa afirma.
Interessado? É uma questão de esperar por 2026! Altura em que a empresa estima já ter algo para mostrar num mercado mais a sério.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!