Como deve saber, não sou o maior fã de computadores portáteis focados na performance, especialmente na performance gaming, visto que muitas das vezes estamos a pagar mais, e a ter menos, de componentes com o mesmo exato nome. Ainda assim, é absolutamente inegável que as coisas estão a ficar mais interessantes neste mercado, à medida que as fabricantes vão sendo capazes de meter mais performance, de forma controlada, em pacotes cada vez mais compactos.
Um excelente exemplo disto mesmo é o novo Lenovo Legion Slim 5 (14”), que deverá começar a chegar às prateleiras em Agosto. É um portátil baseado num processador AMD Ryzen 9 7940HS, capaz de ainda trazer uma RTX 4060. Especificações banais? Mais ou menos. Mas o que realmente é especial é outra coisa.
Lenovo vai lançar portátil gaming com inteligência artificial!
Portanto, o novo Legion Slim 5 pode ser verdadeiramente puxado, até ao seu limite, graças a um chip de inteligência artificial LA1. O que é isto? É um chip que está montado no computador apenas e só para monitorizar o nível de carga, consumo e temperatura de cada componente, de forma a maximizar todos os campos da performance neste portátil, isto tendo sempre em conta os hábitos do utilizador.
Estamos assim a falar de uma máquina extremamente fina e compacta, que até aposta num ecrã OLED de alta resolução e elevada taxa de atualização de frames. Capaz de oferecer um nível de performance muito similar à de um PC Gaming a sério. Isto sem aquecer, ou destruir a autonomia da bateria.
Assim, da mesma maneira que começamos a ter consolas portáteis com níveis de desempenho próximos aos de um PC ou Consolas de sala, os portáteis gaming também demonstram algum potencial de evolução extremamente interessante.
O que pensa sobre tudo isto? Apostava numa máquina assim? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!