A Lei de Moore não vai morrer! A culpa é desta máquina

Caso não saiba, a Lei de Moore afirma que no mundo da tecnologia, a densidade de transístores dentro de um microchip, duplica de 24 em 24 meses. É uma lei que não tem qualquer base nas leis da física, mas sim na observação e projeção de uma tendência histórica.

No entanto, é uma “lei” que está a “morrer” há vários anos… Mas… Ao que tudo indica, vai ganhar agora uma nova vida. Muito graças a uma nova máquina de produção de semicondutores da ASML. Vamos por partes.

A Lei de Moore não vai morrer! A culpa é desta máquina

7nm, tsmc

Portanto, a ASML não é tão conhecida como a Intel, Samsung, TSMC, Google, etc… Mas é, sem qualquer tipo de dúvida, uma das empresas mais importantes do mundo da tecnologia atual.

Afinal de contas, esta empresa Holandesa, é a única, no mundo, a desenvolver e a produzir maquinaria de produção de semicondutores EUV (Advanced Extreme Ultraviolet), que claro está, são máquinas essenciais para as grandes produtoras de semicondutores, como a TSMC ou a Samsung.

Dito tudo isto, a atual geração de máquinas EUV já fazem maravilhas, dando origem a alguns dos chips mais pequenos, e mais poderosos de sempre. Mas ao que tudo indica, o melhor está para vir!

Verdade seja dita, a Lei de Moore está ligada às máquinas há alguns anos, mas ainda não morreu!

Intel, core

Pois bem, a ASML parece estar pronta a dar uma nova vida à Lei de Moore, com uma máquina de litografia EUV, que por sua vez, parece ser capaz de estender a “ideia” de que as fabricantes de chips poderão continuar a duplicar o número de transístores dentro de um chip, durante pelo menos mais 10 anos.

Uma máquina que custa 150 milhões de dólares, conta com mais de 100 mil partes móveis, e imagine… Cerca de 2KMs de cablagem. Máquina essa que deve começar a chegar às grandes produtoras de semicondutores em 2023.

Manter a lei de Moore durante 10 anos? O que significa isto?

Segundo a ASML, esta nova máquina vai permitir ir muito além dos 2nm, isto, ao mesmo tempo que também garante alguma poupança, devido ao uso de um novo processo EUV de exposição única.

Quem vai ser a primeira empresa a apostar forte e feio nestas novas máquinas? A Intel! Claro! Seguida da TSMC, e claro, da Samsung.

 

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também