Muitos dos eventos que a NVIDIA poderia aproveitar para o lançamento das suas novas placas gráficas foram adiados, ou cancelados devido à pandemia global causada pelo novo Coronavírus, o COVID-19. Além disto, curiosamente, muitos ‘insiders’ também já vieram a público dizer que o plano atual é esperar pelo lançamento da nova arquitetura RDNA2 da AMD! Visto que vários executivos e líderes de projetos dentro da NVIDIA não percebem como é que a rival conseguiu produzir um GPU tão poderoso para a nova geração de consolas. (Um componente que nunca pode ser focado na performance, mas sim na rentabilidade e eficiência!)
Ainda assim, parece que a gigante e atual líder do mundo dos GPUs está a planear lançar a sua nova super topo de gama em Agosto. Altura em que o COVID-19 já deverá estar a dar tréguas a todos nós.
NVIDIA RTX 3080 Ti no fim de Agosto!? Os modelos de gama média vão ser fortes no Ray Tracing!
Portanto, um lançamento no fim de Agosto parece sugerir um evento a aproveitar a CGS (Cologne Game Show), que deverá acontecer entre os dias 25 e 29 deste mês. Algo que faz todo o sentido, visto que as RTX 2000 foram anunciadas nesta mesma feira em 2018.
Contudo, por enquanto, tudo isto não passa de especulação! Visto que também deveremos ter a GDC e Hot Chips a acontecer na mesma altura. (Apesar de ainda nada estar confirmado, devido à atual escalada da epidemia na Europa e Estados Unidos.)
Entretanto, a nova arquitetura base da RTX 3080 Ti (Ampere) poderá ser 40~50% mais rápida que a atual Turing! Isto ao mesmo tempo que também deverá trazer grandes ganhos a nível da eficiência energética. Contudo, parece que todos os rumores a falar do uso do processo de 7nm eram infundados, ao fim ao cabo, parece que o processo escolhido é o de 10nm da Samsung (8LPP).
Além de tudo isto, parece que o grande objetivo da NVIDIA é levar o Ray Tracing para as massas! Uma excelente jogada, tendo em conta que as consolas de nova geração irão contar com suporte total à tecnologia primeiramente lançada pela NVIDIA com as RTX 2000.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.