À medida que as coisas vão avançando rumo ao evento de apresentação da gigante das placas gráficas NVIDIA, temos cada vez mais informações acerca da arquitetura Ampere de 7nm, a sucessora à atual arquitetura Turing que deu origem às placas gráficas RTX 2000, e que claro está, deverá servir como um autêntico all in da fabricante para tentar meter a AMD no bolso.
NVIDIA Ampere: NVCache vai aumentar ainda mais a velocidade das RTX 3000
Portanto, acabaram de sair novas informações acerca da nova aposta da NVIDIA, com um ‘insider’ a afirmar que os ganhos de performance não são apenas devido à miniaturização do processo de produção (14nm -> 7nm). Ao fim ao cabo, a fabricante revolucionou completamente a arquitetura Turing para dar origem à nova Ampere.
Assim, com esta ‘revolução’, vamos ver a introdução de uma nova tecnologia denominada de NVCache. Que curiosamente irá ter o mesmo exato objetivo da tecnologia HBCC da arquitetura Vega da rival AMD. Caso não saiba o que isto é, a NVIDIA tem o objetivo de utilizar uma parte da RAM e armazenamento SSD do seu PC para ‘matar’ os tempos de loadings dos jogos e otimizar o uso da memória VRAM.
É graças a esta e outras tecnologias inovadoras, que a NVIDIA vai conseguir ultrapassar a performance da atual RTX 2080 Ti com a nova GeForce RTX 3060 de gama média. É que caso não saiba, já temos vários leakers e especialistas a dizer que as atuais RTX 2000 vão envelhecer muito mal… Mas calma! Tudo isto ainda tem muita especulação em cima, não podemos acreditar a 100% nestes leaks e rumores.
Entretanto, até ao dia da apresentação devemos ter acesso a mais alguns ‘leaks’. Visto que esta é a atual tática das grandes fabricantes para conseguir reunir hype à volta dos novos produtos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Entre na nossa comunidade de Hardware no Facebook aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!