A AMD já lançou os seus muito esperados APUs Ryzen 4000 para portáteis, impressionando forte e feio na gama mais alta, ao roubar o trono da performance e eficiência energética à rival Intel. No entanto, é completamente inegável dizer que os entusiastas querem é ver o que os ‘verdadeiros’ Ryzen 4000 para desktop têm para oferecer! Especialmente agora que a Intel decidiu adiar os seus novos Core 10000 quase para Junho.
Pois bem, depois de vários rumores a sugerir um lançamento destes novos processadores apenas em 2021, devido à falta de concorrência da Intel. Eis que a AMD viu uma oportunidade de voltar a fazer alguns danos na rival, ao lançar novos produtos baseados na sua arquitetura Zen 3 já em 2020.
(Leak) AMD Ryzen 4000 chegam ao mercado em Setembro?
Portanto, de acordo com o reputado DigiTimes, que alega ter alguma informação privilegiada de parceiras AMD no mundo das motherboards. Os Ryzen 4000 para desktop vão mesmo chegar ao mercado no fim do verão.
Aliás, o plano original da empresa era revelar estes mesmos processadores em Maio na Computex. Mas como o evento foi adiado para Setembro, e na verdade, essa data é apenas ‘tentativa’ e não definitiva… A AMD vai ter de arranjar outra solução para apresentar os seus produtos, visto que o lançamento parece estar agendado para Agosto ou Setembro! (Logo a seguir aos Intel Core 10000!)
Além disto, parece que os rumores que mencionavam o uso da tecnologia de 7nm também estavam errados, visto que a AMD está a planear utilizar as mais recentes linhas N7+ EUV da TSMC, aproveitando assim a passagem da Apple para o nó de 5nm. (Caso não saiba, a Apple é a atual maior cliente de chips de 7nm da TSMC. Assim, com a gigante da maçã a passar para os 5nm, a AMD fica com o caminho aberto para a grande maioria da produção da parceira.)
(Leak) AMD Ryzen 4000 chegam ao mercado em Setembro? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!