É só assim que deve lavar os sapatos na máquina de lavar!

No exterior, os sapatos transportam uma grande quantidade de bactérias que se podem espalhar para outras superfícies. Por dentro, o suor e a sujidade acumulam-se e podem provocar maus cheiros. No entanto, lavar um par de sapatos na máquina de lavar pela primeira vez pode parecer assustador.

É só assim que deve lavar os sapatos na máquina de lavar!

Certos tipos de sapatos podem sobreviver a uma centrifugação na sua máquina de lavar sem sofrerem quaisquer danos, mas o trabalho de preparação e as definições da máquina são importantes. Assim vamos dar-lhe as instruções passo a passo de que necessita para manter os seus sapatos limpos e intactos após um ciclo na máquina de lavar.

Antes de começar

Em geral, recomenda-se a lavagem manual dos sapatos. Entre o tempo que um par passa de molho e a girar numa máquina, a cola pode começar a dissolver-se e o tecido pode começar a desfiar-se. No entanto, a lavagem à mão nem sempre é conveniente para os seus pares do dia a dia que requerem uma limpeza mais frequente. A maioria dos pares de sapatos de lona, algodão, nylon e até poliéster podem ser lavados na máquina, mas é melhor evitar colocar sapatos de pel ou camurça na máquina de lavar.

máquina de lavar erros com as toalhas, máquina de lavar como nova

As definições da máquina de lavar são fundamentais para proteger os seus sapatos. Cada máquina é diferente, mas o objetivo é escolher o ciclo mais curto e suave e utilizar a definição de água fria. É preferível utilizar detergente líquido para lavar o calçado, uma vez que alguns detergentes em pó não se dissolvem bem em água fria.

Colocar os sapatos num saco de malha para roupa acrescenta outra camada de proteção contra danos superficiais, tanto para os sapatos como para a máquina. Se os seus sapatos tiverem palmilhas amovíveis, retire-as e lave-as sempre num saco de rede separado, juntamente com os atacadores. As palmilhas de espuma pura são normalmente seguras para serem colocadas na máquina de lavar, mas outros materiais podem degradar-se e exigir a lavagem à mão.

Entretanto nunca lave os seus sapatos ao lado de peças de roupa delicadas, mas lembre-se de que algumas toalhas velhas podem ajudar a equilibrar a carga e proporcionar uma boa almofada para os seus sapatos durante o processo de lavagem. Por último, quando se trata de secar os seus sapatos, não use a máquina e deixe-os secar ao ar.

Preparar os sapatos

Retire os atacadores e as palmilhas e coloque-os juntos num saco de malha. Coloque os sapatos num saco de roupa de malha separado e coloque ambos os sacos na máquina.

Carregar o detergente

Deite a quantidade de detergente líquido para a roupa recomendada pelo fabricante. Para pequenas cargas, as fórmulas concentradas regulares requerem apenas uma colher de sopa. Ignore o amaciador de roupa, que pode provocar a acumulação de resíduos nos sapatos.

Selecionar as definições da máquina de lavar roupa

Escolha a definição de ciclo delicado. Se a sua máquina não tiver uma definição delicada, opte pelo ciclo mais curto com uma centrifugação lenta ou sem centrifugação. Selecione a temperatura de água mais fria disponível e prima Iniciar.

máquina de lavar dura, programa na máquina máquina de lavar

Secar

Retire os sacos de roupa da máquina de lavar quando o ciclo estiver concluído. Retire os sapatos, os atacadores e as palmilhas e coloque-os sobre uma toalha numa área quente e seca. Colocá-los perto de uma conduta de aquecimento, de um radiador ou de uma janela com sol pode acelerar o tempo de secagem. Deixe-os secar completamente antes de os usar ou guardar.

Com que frequência deve lavar os seus sapatos

Em geral, o objetivo é lavar os sapatos uma vez a cada 30 utilizações. Assim, se usar o mesmo par de sapatos quase todos os dias, isso significa que deve lavá-los cerca de uma vez por mês. Durante as estações mais frias, quando os seus pés transpiram menos, poderá alargar este número para mais utilizações.

No entanto, também é importante não lavar demasiado o calçado.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também